0º C

15 : 36

Bodiva regista forte crescimento trimestral com lucros a ultrapassarem os 170 milhões Kz

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) fechou o segundo trimestre de 2025 com um resultado líquido de 176 milhões de kwanzas, o que representa um aumento de 283 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Registro autoral da fotografia

Há 3 dias
2 minutos de leitura

Os dados constam das demonstrações financeiras provisórias divulgadas pela instituição no passado dia 31 de Julho, que evidenciam um desempenho operacional significativamente acima do verificado em igual trimestre de 2024.

Entre Abril e Junho deste ano, o volume de negócios atingiu os 1.190 milhões de kwanzas, traduzindo um crescimento de 51,4 por cento. Já os custos totais ascenderam a 1.127 milhões de kwanzas — mais 17 por cento do que no período homólogo.

A estrutura de custos revela ainda aumentos expressivos nos encargos com pessoal e em outras rubricas operacionais. Os primeiros fixaram-se nos 727 milhões de kwanzas, dos quais 271 milhões foram destinados à remuneração dos órgãos sociais e 314 milhões ao restante pessoal. O incremento salarial de 15 por cento aprovado em Assembleia Geral, a par dos prémios de desempenho atribuídos, justificam, em grande medida, este crescimento.

Os órgãos sociais da Bodiva, compostos pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral, representam actualmente um encargo mensal médio de 72 milhões de kwanzas, englobando salários e remunerações complementares.

Relativamente aos resultados do semestre, os dados preliminares apontam para um lucro acumulado de 965 milhões de kwanzas, cujo relatório final será publicado até 31 de Agosto, após conclusão do processo de auditoria por entidade independente.