0º C

21 : 43

Candidaturas para segunda edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação já têm data

O calendário da segunda edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação já foi definido, sendo que a fase de candidaturas vai decorrer entre 3 de Julho e 3 de Agosto deste ano.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

De acordo com o edital desta segunda edição, as candidaturas entregues antes ou depois do prazo previsto não são válidas.

“O período de submissão das candidaturas começa às 12h00 do dia 3 de Julho de 2025 e termina às 12h00 do dia 3 de Agosto de 2025, não sendo validadas candidaturas submetidas antes ou depois desse período”, lê-se no documento.

A publicação, “pelos júris, das candidaturas submetidas que obedeceram aos requisitos das candidaturas” está prevista até 18 de Agosto, enquanto a avaliação, pelos júris, dos “trabalhos seleccionados para premiação”, será feita até 19 de Setembro.

“A cerimónia de atribuição dos prémios e das menções honrosas terá lugar no dia 7 de Novembro de 2025”, adianta o edital.

O prémio é composto por um total de oito categorias: Prémio Nacional de Ciência, Prémio Nacional de Inovação, Prémio Nacional de Invenção, Prémio Nacional de Carreira, Prémio Nacional Mulher Cientista, Prémio Nacional Jovem Cientista, Prémio Nacional Jovem Inovador e Prémio Nacional Jovem Inventor.

“Em cada uma das categorias do prémio, a candidatura pode ser apresentada pela própria pessoa a premiar (indivíduo, grupo ou instituição) ou, alternativamente, por instituições (de ensino superior; de investigação e desenvolvimento; e facilitadoras de investigação e desenvolvimento)”, refere o documento.

Quanto aos prémios, estes são atribuídos até ao “terceiro classificado, em cada categoria, e podem ainda ser atribuídas menções honrosas por categoria”.

O prémio tem como objectivo “estimular e reconhecer a contribuição dos investigadores científicos, inventores e inovadores na ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável de Angola; incentivar a criatividade na produção de trabalhos de investigação científica e inovação tecnológica para a procura de soluções dos problemas sociais, económicos e ambientais que afectem a sociedade angolana; incentivar a participação de jovens e de mulheres nas actividades de investigação científica, invenção e inovação tecnológica; e reconhecer os que ao longo da sua carreira contribuíram com trabalhos que levam a um melhor conhecimento do país e da sua realidade ou tiveram um papel de relevo na promoção da investigação científica e inovação tecnológica e/ou na formação de novas gerações”.

C/VA