0º C

14 : 29

Angola no Japão: Pavilhão nacional conquista ouro na Expo Osaka 2025

Design exterior do pavilhão angolano encanta júri internacional e garante ao país o prémio máximo numa das maiores exposições mundiais.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

Angola voltou a erguer alto a sua bandeira no cenário internacional. O pavilhão nacional na Expo Osaka 2025, realizada no Japão, conquistou a medalha de ouro na categoria de “Melhor Design Exterior”, um feito que enche de orgulho o país e consagra o talento criativo angolano.

A distinção foi recebida com entusiasmo pela comissária-geral de Angola na Expo, Albina Assis, que classificou o prémio como “uma recompensa de todo o esforço” dedicado à concepção e execução do espaço.

“Para nós, esta premiação é uma recompensa de todo o esforço que aplicámos para que o nosso pavilhão fosse reconhecido”, afirmou, em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA).

Apesar dos desafios enfrentados durante o processo de montagem e organização, a responsável sublinhou que “os contratempos não tiraram a qualidade nem afastaram o público”. Pelo contrário, o pavilhão angolano destacou-se pela sua fachada inovadora, diversidade cultural e riqueza artística.

“Atraímos visitantes pela fachada, pelo interior, pela nossa cultura e pelo nosso bazar africano. Mostrámos o melhor de Angola, do tradicional ao contemporâneo, e, modéstia à parte, somos merecedores deste prémio”, acrescentou Albina Assis, visivelmente emocionada.

A comissária não escondeu o orgulho no desempenho nacional, recordando um ano marcado por sucessos:

“Angola está de parabéns. Este foi o ano da vitória: começámos com o basquetebol e terminámos com a Expo.”

Também a curadora artística do pavilhão, Fineza Teta, celebrou o reconhecimento através das redes sociais, descrevendo-o como um “motivo de profundo orgulho nacional”.

“Com o sentimento de missão cumprida, celebramos o encerramento da Expo Osaka 2025, ocasião em que Angola é distinguida com mais um dos seus estimados prémios internacionais”, escreveu no Facebook.

A Expo Osaka 2025 reuniu países de todo o mundo sob o lema “Designing Future Society for Our Lives” (“Conceber a sociedade futura para as nossas vidas”), premiando as nações que melhor conseguiram traduzir inovação, sustentabilidade e identidade cultural nas suas apresentações.