0º C

21 : 35

Cidadão mauritano atraído para a morte com promessa de ouro, SIC confirma o caso

O Serviço de Investigação Criminal confirmou o sequestro e a morte de um cidadão mauritano e deteve cinco suspeitos ligados ao caso, na província do Huambo.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
2 minutos de leitura

O episódio remonta a 24 de Novembro, data em que o homem, de 42 anos, foi dado como desaparecido. As investigações permitiram ao SIC apurar que o crime teve contornos premeditados e motivação patrimonial.

Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, a vítima foi executada no interior de um estabelecimento comercial, por ordem do seu próprio conterrâneo, que alegadamente pretendia apoderar-se dos bens do malogrado. Entre os detidos encontra-se um cidadão estrangeiro.

As autoridades revelaram que o homem foi atraído da província do Bié para o Huambo sob o pretexto da compra de ouro, proposta apresentada pelo mesmo conterrâneo agora apontado como principal suspeito.

O corpo continua desaparecido. As primeiras diligências indicam que poderá ter sido lançado às águas de um rio no município do Bailundo, numa tentativa de apagar os vestígios do crime.

Os cinco suspeitos já foram presentes ao Ministério Público e ao juiz de garantias, que determinou prisão preventiva. Pesam sobre eles fortes indícios de sequestro, homicídio qualificado, roubo qualificado e ocultação de cadáver.