0º C

17 : 36

CISP e ARSEG unem esforços para travar fraudes no Fundo de Garantia Automóvel

O combate às fraudes no sector segurador deu um passo decisivo com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). A parceria visa aumentar a transparência e a eficácia no pagamento de indemnizações associadas ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA).

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
de leitura

O memorando foi assinado esta Quarta-feira, nas instalações da ARSEG, pelo comissário Alducínio Isaac Sandolina Silva Lutucuta, director do CISP, e pela presidente do Conselho de Administração da ARSEG, Filomena Airosa Manjota.

Através deste acordo, o CISP compromete-se a fornecer imagens dos seus sistemas de videovigilância, facilitando a identificação de causadores de acidentes de viação, inclusive nos casos em que o infractor se encontra desconhecido. A medida responde à necessidade urgente de proteger a vida humana e combater as fraudes que comprometem o funcionamento do FGA.

“A aliança com o CISP vai permitir maior rapidez e precisão na identificação dos sinistrados. Estamos a trabalhar para indemnizar até os casos em que o responsável pelo acidente não seja identificado”, destacou a PCA da ARSEG.

O director do CISP realçou que o protocolo representa “um momento satisfatório”, pois vai além da segurança pública, ao contribuir directamente para a resolução de problemas que afectam os cidadãos e os recursos do Estado.

A ARSEG reforça que esta colaboração irá colocar fim aos elevados níveis de fraudes registadas pelo Fundo de Garantia Automóvel, que tem por missão assegurar indemnizações patrimoniais decorrentes de morte e lesões corporais em acidentes de viação, nos casos em que o responsável não possua seguro válido ou quando a seguradora tenha sido declarada insolvente.

A iniciativa surge num contexto em que o Estado procura melhorar a responsabilização, a justiça e a eficiência no sector dos seguros, garantindo maior confiança dos cidadãos nas instituições.