0º C

16 : 50

Conheça Elsa Cassueca. Jornalista de ´gema´ que brilha na política

A vencedora do prémio Nacional de jornalismo, na categoria de TV, em 2015, hoje é membro do Comitê Central do Movimento Popular de Libertação de Angola-MPLA, onde segue com uma carreira brilhante e promissora.

Registro autoral da fotografia

Há 9 meses
2 minutos de leitura

Leia na íntegra o resumo do vasto percurso da jovem angolana:

Elsa de Fátima Cassueca é natural de Luanda, Distrito da Maianga, Municipio Luanda. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Ispra de Angola- É, igualmente, licenciada em Direito Pela Universidade Independente de Angola.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Vencedora do Prémio Nacional de Jornalismo, na categoria de Televisão, em 2015, com o tema Angola 40 anos, em reportagem sobre o “Contributo da Mulher Angolana na Luta pela Conquista da Independência Nacional.

Em 2001, ingressou na Televisão Pública de Angola (TPA), exercendo à função de Jornalista efectiva na redacção central de serviços noticiosos.

Com uma vasta experiência de 20 anos dedicada ao jornalismo angolano, iniciou a sua carreira no Jornal de Angola, como jornalista na redacção central de informação, teve, igualmente, passagem no Jornal ÉME. Colaborou, ainda, nas revistas Xietu, Tveja como jornalista e redactora.

Elaborou e apresentou várias reportagens, tais como:

A Trajectória de Dr. António Agostinho Neto, 4 de Fevereiro Início da Luta Armada, 4 de Abril Dia da Paz, Trajectória da Polícia Nacional, Força Aérea Nacional, Trajectória do Afro-Basquete, as fases da Evolução da Música de Intervenção em Angola, Trajectória da Deolinda Rodrigues, Contributo da Juventude na Luta pela conquista da Independência de Angola, Participação das Mulheres na Luta de Libertação Nacional; Sobre a história da Fundação do MPLA.

Desempenhou o cargo de Directora Municipal do Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem, da Administração Municipal de Talatona, no período de 2017/2019. Foi também Directora de Comunicação da Textang, em Luanda.

TRAJECTÓRIA POLÍTICA

Transitou da OPA para JMPLA em 1996. Ingressou na OMA no Ano de 2006. É membro do Comité Central do MPLA e do Comité municipal de Talatona.

Entretanto, é Membro da Comissão Executiva e Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Municipal do MPLA de Talatona.

ACTIVIDADES DE ÂMBITO SOCIAL E FILANTRÔPICAS

Foi Miss Maianga, onde desenvolveu diversas acções sociais, com destaque a o combate a Violência Doméstica e a Luta contra o HIV/SIDA. É parceira da Fundação LWINI.

É também, madrinha do Projecto de Construção da Casa Deolinda Rodrigues cuja pedra foi lançada pela Luzia Inglês. Secretaria Geral da OMA, em 2018 no Município de Belas.

 É presidente e fundadora da Associação “Movimento Angola Avante” (MAAV-ONG).