0º C

17 : 23

Tuberculose preocupa no Cuando Cubango: Mais de mil casos positivos em 2024

A tuberculose continua a ser uma ameaça à saúde pública na província do Cuando Cubango, onde o Hospital Sanatório diagnosticou 1.354 casos positivos de Janeiro até à data atual, de um total de 4.403 testes realizados.

Registro autoral da fotografia

Há 21 minutos
2 minutos de leitura

Segundo a directora clínica da unidade, Weza Feijó, sete pessoas perderam a vida devido a complicações da doença e igual número encontra-se internado na única unidade de referência para o tratamento da tuberculose na província.

Os municípios de Menongue e Mavinga foram identificados como os mais atingidos pela doença. Contudo, há um sinal positivo: os números mostram uma redução em comparação com o ano anterior, quando foram registados 1.503 casos positivos e 14 mortes.

“Houve uma redução considerável de 149 doentes e sete mortes, fruto do esforço das autoridades sanitárias na assistência clínica e medicamentosa aos pacientes”, destacou Weza Feijó, enaltecendo o trabalho das equipas de saúde.

Apesar dos progressos, cerca de 40% dos pacientes acabam por abandonar o tratamento. As razões incluem dificuldades financeiras e a distância dos municípios, alguns localizados a mais de 30 quilómetros da cidade de Menongue.

“A distância impede muitos doentes de buscar os medicamentos ou realizar consultas regulares, agravando o estado clínico e levando a reinternações em condições mais graves, muitas vezes fatais”, lamentou a responsável.

Weza Feijó fez um apelo aos pacientes para que completem o tratamento e evitem o agravamento da doença, frisando que o hospital possui medicamentos suficientes para atender a todos os doentes, seja em regime de internamento ou ambulatório.

Recursos Humanos e Infraestruturas

O Hospital Sanatório do Cuando Cubango conta com uma equipa de cinco médicos, 14 enfermeiros e nove técnicos de laboratório. Apesar de insuficiente para a demanda crescente, o quadro técnico tem conseguido responder às necessidades da unidade.

Com a redução de casos positivos e óbitos, as autoridades de saúde esperam continuar a melhorar o acompanhamento dos pacientes e reduzir o abandono do tratamento, combatendo, assim, os impactos da tuberculose na província. A situação, contudo, reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura, transporte e campanhas de sensibilização para garantir um combate mais eficaz à doença.

C/JA

PONTUAL, fonte credível de informação.