0º C

17 : 12

Desmantelado esquema de burlas envolvendo falsa identidade na Huíla

A Polícia Nacional, através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na Huíla, deteve uma mulher de 44 anos acusada de utilizar falsa identidade para enganar cidadãos em busca de emprego e habitação.

Registro autoral da fotografia

Há 14 minutos
2 minutos de leitura

Segundo o director do DIIP, Pedro Cassoma Mendes, a suspeita fazia-se passar por familiar do governador da Huíla, prometendo vagas no Governo Provincial e apartamentos na Centralidade da Kilemba em troca de valores monetários.

Até ao momento, foram identificadas seis vítimas, que sofreram prejuízos totais de 2.750.000 kwanzas. O esquema envolvia outra mulher, atualmente foragida, que colaborava com a detida, apresentando-se como secretária e tia do governador para ganhar a confiança das vítimas.

As vítimas receberam promessas de:

  • Emprego no Governo Provincial: Para funções na área de Limpeza, era cobrado 40 mil kwanzas, e para vagas na secretaria, o valor subia para 80 mil kwanzas.
  • Residências na Centralidade da Kilemba: Os interessados pagaram entre 400 mil e 750 mil kwanzas.

Crimes e Medidas Legais

As burladoras são acusadas de falsificação de documentos, estelionato qualificado e associação criminosa. A mulher detida encontra-se em prisão preventiva enquanto aguarda julgamento. As autoridades continuam as investigações para localizar a cúmplice foragida.

Outro Caso de Burla

Durante as operações, o DIIP prendeu também um homem de 34 anos, acusado de lesar empresas de eletrodomésticos e materiais de construção em cerca de 7.800.000 kwanzas.

Atenção Redobrada às Fraudes

A Polícia apela à população que se mantenha vigilante e denuncie casos suspeitos. Esquemas de burla continuam a ser uma preocupação nas províncias angolanas, e as autoridades intensificam esforços para combater este tipo de crime, protegendo os cidadãos de prejuízos financeiros e psicológicos.

PONTUAL, fonte credível de informação.