0º C

17 : 04

DE 500 PARA 250 DÓLARES: BAI reduz plafond do cartão visa kamba

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) surpreende clientes ao anunciar, com efeitos imediatos, a redução do plafond do cartão Visa Kamba de 500 para 250 dólares. A medida, justificada pela baixa disponibilidade de divisas, visa assegurar a continuidade das operações cambiais e oferecer suporte diferenciado a estudantes e pacientes em tratamento médico no estrangeiro.

Registro autoral da fotografia

Há 6 meses
2 minutos de leitura

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) anunciou, esta semana, uma redução significativa do plafond do cartão Visa Kamba, que passa de 500 para 250 dólares. Esta medida tem efeitos imediatos e é uma resposta à atual redução da disponibilidade de divisas, segundo comunicado oficial do banco.

A decisão vem após várias alterações no plafond ao longo dos últimos meses. Em dezembro de 2023, o BAI havia reduzido o limite de carregamento do cartão Kamba para 1000 dólares e, posteriormente, em abril deste ano, para 500 dólares. Agora, com o novo ajuste, o limite de carregamento é novamente reduzido, desta vez para 250 dólares, com um limite de levantamento diário de 100 dólares.

A instituição bancária justifica esta posição pela necessidade de continuar as operações cambiais, apesar das dificuldades na disponibilidade de divisas. No entanto, o BAI garante que está a fazer esforços para dar tratamento prioritário a estudantes e pessoas em tratamento médico no estrangeiro, que devem comprovar a sua situação através da apresentação de documentos.

Angolanos residentes no exterior manifestam preocupação com a redução contínua do plafond, destacando a utilidade essencial do cartão Visa Kamba para despesas correntes. Esperam que a situação seja temporária e que o banco consiga normalizar a disponibilidade de divisas em breve.

A PONTUAL apurou ainda que o BAI suspendeu a emissão de novos cartões Visa, limitando-se a emitir segundas vias para clientes com conta corrente e saldo suficiente para cobrir as taxas e emolumentos do serviço.