0º C

17 : 06

Elsa Barber lança livro infantil sobre Rainha Njinga Mbandi. Ana Dias Lourenço testemunha acto

A primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, testemunhou, esta Quinta-feira, o lançamento de um livro infanto-juvenil sobre a rainha Njinga Mbandi. Baptizada ‘Njinga Mbandi – A Rainha de Angola’, a obra é da autoria de Elsa Barber e conta com 30 páginas repletas de pequenos textos e ilustrações que abordam a trajectória pessoal desta rainha, bem como ressaltam o seu culto e memória.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

Durante a cerimónia de lançamento, que teve lugar na capital, a história foi compartilhada com crianças entre os oito e 12 anos.

Segundo a escritora, o livro pretende que crianças do primeiro ciclo escolar passem a conhecer acerca das ancestralidades angolanas. Citada pela Angop, acrescentou que decidiu optar pela Rainha Njinga Mbandi por ser uma figura que inspira todas as gerações.

Já Filipe Zau, ministro da Cultura, realçou a importância da obra para as crianças, especialmente por ter elementos visuais.

Segundo o titular da pasta da Cultura, os “desenhos em imagem podem ser uma forma interessante de trazer o sentido de identidade das nossas crianças de uma forma muito mais pedagógica e muito mais lúdica”.

Na ocasião, também falou sobre o actual estado da literatura infantil no país, tendo afirmado que é necessário prosseguir com o esforço junto das novas gerações para que as crianças não consumam “literatura desconhecida”.

O livro foi ainda elogiado pelo seu prefaciador, John Bella, que considerou que a obra realça a narrativa do país através da escrita.

Citado pela Angop, deixou ainda um apelo aos escritores, no sentido de também apresentarem narrativas sobre outras personalidades, tais como a Rainha Nyakatolo, a Rainha Muhongo Matamba, Kimpa Vita, entre outros, no sentido de a história de Angola venha a ser redescoberta.

A visão de John Bella foi também apoiada pela escritora Kanguimbo Ananás, que sustentou a necessidade de continuar a discutir sobre todas as mulheres que batalharam pelo país.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.