0º C

01 : 16

Esquema criminoso: Enfermeira e um vigilante detidos por desvio de medicamentos no Cuanza-Sul

O Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Polícia Nacional no Cuanza-Sul deteve cinco indivíduos acusados de desviar medicamentos do Hospital “17 de Setembro”, no Sumbe. Entre os suspeitos estão uma enfermeira, apontada como líder do esquema, e quatro vigilantes da unidade hospitalar, com idades entre 31 e 37 anos.

Registro autoral da fotografia

Há 15 horas
2 minutos de leitura

De acordo com a nota divulgada pelo DIIP, a enfermeira aproveitava-se do cargo de chefe de turno para retirar medicamentos do hospital, contando com a cumplicidade dos vigilantes. Estes recebiam valores de 20 mil kwanzas por cada operação, permitindo a saída dos produtos de forma discreta.

Na posse dos detidos, as autoridades apreenderam 14 frascos de água destilada, sistemas de soro, ampolas de medicamentos como Ampicilina, Hidrocortisona, Tramadol, Dexametasona, entre outros, além de itens como adesivos e luvas hospitalares. Os envolvidos já foram encaminhados às autoridades judiciais para responsabilização criminal.

Acção policial intensificada

No mesmo período, o Comando Provincial deteve 27 cidadãos, com idades entre 18 e 46 anos, acusados de vários crimes. Durante as operações, foram apreendidos materiais diversos, incluindo 120 lápis, 52 cadernos, 51 tábuas de madeira, 48 livros e outros objetos, sugerindo possíveis conexões com furtos ou crimes contra a propriedade.

PONTUAL, fonte credível de informação.