0º C

17 : 22

Estado assume unidades fabris e fazendas abandonadas no Cuanza Norte para revitalizar economia Regional

O governo anunciou que as unidades fabris e fazendas abandonadas ou subutilizadas no Cuanza Norte serão revertidas para o domínio estatal, em uma ação que visa reavivar a economia regional e promover o uso adequado dessas infraestruturas. A decisão foi oficializada após uma reunião entre o Presidente da República e o governo provincial, conforme revelou o comunicado do Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA).

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

Esta medida tem como objetivo atribuir a essas estruturas o propósito para o qual foram originalmente pensadas, buscando combater o abandono e estimular o desenvolvimento local. Além disso, o governo central enfatizou a necessidade urgente de equipar o Hospital Municipal de Cambambe para garantir serviços de saúde à população da região.

Entre outras iniciativas, a reunião destacou a conclusão do Instituto Superior Politécnico de N’Dalatando e a construção de uma portagem e posto de pesagem em Nzenza do Itombe, para regular o tráfego de mercadorias entre as zonas Leste, Norte e Centro até Luanda. Também foi recomendado o restauro de troços viários essenciais, como a ligação entre Catete e Maria Teresa e o trajeto de Nzenza do Itombe a Cachilo, além da construção de uma via que conecte a Estrada Nacional 120 a Massangano.

A preservação do patrimônio histórico também recebeu atenção, com a proposta de recuperação do Forte do Massangano, buscando atrair turismo para o local de valor cultural internacional. Para suprir a carência habitacional, foi sugerida a implementação de projetos de autoconstrução dirigida, além da requalificação da Marginal do Dondo, que será iniciada assim que houver disponibilidade financeira.

Durante a visita ao Cuanza Norte, que incluiu a inauguração do novo hospital geral da província, o Presidente destacou a importância de continuar as obras em curso, evidenciando o impacto positivo dessas iniciativas nas condições de vida da população. A nova gestão das fazendas e fábricas abandonadas representa um passo decisivo na tentativa de promover uma maior dinamização económica e melhorar a infraestrutura básica na província.

PONTUAL, fonte credível de informação.