0º C

17 : 01

Exemplo de resiliência: Ministério da Educação reconhece professor mais velho de Luanda

Domingos Cutumua tem 74 anos e é o professor mais velho de Luanda. Este exemplo de resiliência e determinação foi reconhecido pelo Ministério da Educação no acto central do Dia Nacional do Educador, assinalado a 22 de Novembro.

Registro autoral da fotografia

Há 4 semanas
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do governo da província de Luanda (GPL), a que o VerAngola teve acesso, a sua jornada não começou em Luanda. Foi em 1977, com 27 anos, que entrou no mundo da educação para leccionar no Huambo e acabou por ser transferido para Luanda em 2000.

“Enquadrado no Ministério da Educação aos 27 anos de idade, a 15 de Março de 1977, na província do Huambo, e transferido em 2000 para Luanda, hoje, aos 74 anos, Domingos Cutumua é o professor mais velho na província de Luanda, tal como foi reconhecido pelo Ministério da Educação durante o acto central do Dia Nacional do Educador, no Magistério Primário Mutu ya Kevela, a 22 de Novembro”, lê-se na nota.

Na ocasião, o professor do ensino primário mostrou-se emocionado com este gesto da tutela, afirmando “sentir-se honrado pelo gesto que marca profundamente a sua carreira”.

Domingos Cutumua, que é casado, tem seis filhos, seis netos e um bisneto, deixou ainda conselhos à nova geração de docentes, no sentido de manterem o “foco no trabalho, com empenho, dedicação, coragem e determinação”.

“Residente na Comuna da Funda, município de Cacuaco, Domingos Cutumua é finalista do 4.º ano do curso de Línguas e Literaturas em Línguas Africanas, na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto”, refere ainda a nota do GPL.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.