0º C

17 : 36

Fala-se de ´mini arruaça´: Deputados da UNITA abandonam parlamento em protesto contra composição da CNE

Os deputados da UNITA deixaram a Assembleia Nacional nesta quinta-feira em protesto contra a composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) proposta pelo MPLA, que deverá ser votada em plenária. A decisão surge após a rejeição de dois requerimentos apresentados pela UNITA, que considerava violada a Constituição e o regimento da Assembleia Nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Liberty Chiaka, líder da bancada da UNITA, apresentou os requerimentos, que abordavam a dissolução do grupo parlamentar misto PRS/FNLA e contestavam a composição da CNE. Ambos foram chumbados pela maioria do MPLA, gerando forte contestação entre os deputados da UNITA, que abandonaram a sessão em sinal de protesto.

A questão central para a UNITA é a distribuição dos comissários da CNE, com o partido a exigir a aplicação do método de Hondt, o que resultaria numa composição diferente da atual proposta. Segundo a UNITA, a distribuição deveria incluir oito membros do MPLA, cinco da UNITA e um representante para cada um dos outros partidos, ao invés dos nove comissários alocados ao MPLA.

Em conferência de imprensa, a UNITA classificou a proposta do MPLA como um “embuste político” e reafirmou que continuará a contestar qualquer tentativa de manipulação da CNE, defendendo que a composição desta comissão deve refletir de forma justa e transparente a representatividade parlamentar.

PONTUAL, fonte credível de informação.