0º C

11 : 14

Filme angolano entre os oito finalistas do festival de cinema da Hungria

O filme angolano ‘Por Jade’ é um dos oito finalistas na corrida ao título de melhor longa-metragem na final do festival de cinema ‘Tony Curtis International Film Festival’, a decorrer entre 19 e 21 de Setembro na Hungria.

Registro autoral da fotografia

Há 7 meses
2 minutos de leitura

Depois de no ano passado, no cenário nacional, o filme, cuja realização tem assinatura do angolano Tadisi Baruch, ter estado em evidência no ‘Unitel Angola Moove’, ao vencer os prémios de ‘melhor longa-metragem’ e de ‘melhor actor’, o filme volta agora a estar no centro das atenções. Desta vez é no panorama internacional que ‘Por Jade’ se sobressai, estando entre os 17 concorrentes a este prémio internacional.

No referido festival de cinema, o filme angolano, de acordo com um comunicado citado pela Angop, está na corrida para o prémio de melhor longa-metragem.

Caso conquiste o prémio, os realizadores da longa-metragem nacional receberão não apenas um troféu e divulgação da longa-metragem nas plataformas internacionais, como também um milhão de HUA, a moeda da Hungria (equivalente a aproximadamente 2.500.000 de kwanzas).

O realizador do filme, citado pela Angop, fez saber que os dois actores do elenco querem estar presentes no festival húngaro, porém estão supostamente a enfrentar dificuldades financeiras para comprar as passagens, pedindo a ajuda das entidades públicas ou privadas.

‘Por Jade’, cuja produção tem carimbo do Moca-Midia e BBC Multimédia e a distribuição é da Batuque Audiovisual, foi gravado em 2022 em Luanda e no Namibe.

A longa-metragem conta a história de Suzana, uma angolana que se apaixona pelo comerciante maliano radicado em Angola Bakary. Os dois casam-se e, passados três anos, Bakary é chamado pela sua tribo de origem para resolver assuntos ligados à herança da sua família, sendo que a angolana decide ir com o marido e levar a sua filha de três anos, Jade.

Já no Mali, Suzana acaba por descobrir que Bakary já tinha três esposas, sendo obrigada a viver na mesma residência que as outras três mulheres.

O festival ‘Tony Curtis International Film Festival’ terá lugar na cidade de Mátészalka (Hungria), de 19 a 21 deste mês, e visa homenagear o legado de Tony Curtis. Segundo a Angop, o festival, além da categoria de longas-metragens, conta com outras duas categorias principais, nomeadamente documentários e curtas-metragens.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.