0º C

04 : 55

Investimento de 125 milhões de dólares vai apoiar mais de 10 mil pequenas empresas em Angola

Um investimento de 125 milhões de dólares vai impulsionar o emprego e o empreendedorismo entre os jovens angolanos. O ambicioso “Projecto Crescer”, lançado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Governo de Angola e União Europeia, promete criar mais de 112 mil empregos indirectos, apoiar 10 mil micro, pequenas e médias empresas (MPME) e fortalecer sectores estratégicos como a agricultura, aquicultura, transportes e energias renováveis.

Registro autoral da fotografia

Há 9 horas
2 minutos de leitura

De acordo com o comunicado divulgado esta terça-feira pelo BAD, o projecto será co-financiado pelo BAD (79 milhões USD), pelo Governo angolano (29 milhões USD) e pela União Europeia (16 milhões USD). O objectivo é claro: colocar a juventude no centro do desenvolvimento nacional e reduzir o desemprego, sobretudo entre os mais jovens.

“Ao colocar a juventude no centro do desenvolvimento nacional, o Governo envia uma mensagem poderosa: os jovens construirão o futuro de Angola”, afirmou Eugénio Maria Paulo, director executivo do BAD para Angola, Moçambique, Namíbia e Zimbabué.

O Projecto Crescer vai também formar mais de 97 mil jovens em áreas como tecnologias digitais, agricultura sustentável e transportes, apostando numa nova geração de empreendedores preparados para responder às exigências da economia moderna.

Com três eixos centrais, formação orientada para o mercado de trabalho, aceleração empresarial e facilitação do acesso ao financiamento, o projecto pretende ainda melhorar o ambiente de negócios e reforçar as instituições públicas envolvidas no planeamento económico e nas parcerias público-privadas.

O BAD recorda que mantém actualmente 16 operações activas em Angola, num valor superior a 1,45 mil milhões de dólares, abrangendo sectores como energia, água e saneamento, agricultura, finanças e ambiente. Desde o início da sua presença no país, em 1980, o banco já aprovou empréstimos e subvenções que totalizam 3,36 mil milhões de dólares.