0º C

19 : 39

João Lourenço autoriza mais de 29 mil milhões para reabilitar vias de acesso ao Mercado do 30

O Presidente da República, João Lourenço, deu luz verde à reabilitação urgente das vias de acesso ao Mercado do Km 30 e ao Centro de Logística e Distribuição, no município de Icolo e Bengo, autorizando a contratação emergencial de 29,5 mil milhões de kwanzas para as obras. O projecto abrange 12,9 quilómetros de estrada e inclui a reparação de duas passagens hidráulicas em risco de desabamento.

Registro autoral da fotografia

Há 9 horas
2 minutos de leitura

Segundo o Despacho Presidencial n.º 302/25, de 28 de Outubro, publicado no Diário da República, o estado de degradação das vias é considerado “muito acentuado”, com problemas de drenagem e iluminação pública que têm provocado atrasos na circulação, prejuízos económicos e aumento da insegurança para os utentes.

O documento realça ainda que estas estradas integram a principal rota de acesso ao Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, alertando que a falta de uma intervenção imediata poderia comprometer os objectivos de mobilidade associados à nova infraestrutura aeroportuária.

A Presidência considera “urgente e imperiosa” a recuperação das passagens hidráulicas, que ameaçam ceder e cortar a ligação entre a Estrada Nacional 230 e a via de interligação entre o Mercado do 30 e a Avenida Fidel Castro Ruz, conhecida como Via Expressa.

Para garantir o controlo técnico e a qualidade dos trabalhos, o despacho autoriza ainda 739,4 milhões de kwanzas para os serviços de fiscalização, sob coordenação do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, a quem foi delegada a responsabilidade de conduzir todo o processo.