0º C

03 : 37

João Lourenço desembarca na Etiópia para fazer história e é recebido ao som da Tchianda

O som e ritmo da Tchianda invadiram o aeroporto de Adis Abeba para receber o Presidente da República, que desembarcou, esta Quinta-feira, na capital da Etiópia, onde assumirá a presidência da União Africana. Nunca antes Angola havia assumido a presidência rotativa da organização continental, pelo que esta missão vai escrever uma importante página de história no livro de Angola.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do CIPRA, a chegada de João Lourenço a Adis Abeba foi um momento especial, já que o seu desembarque foi feito ao ritmo da tchianda.

“Em nota digna de registo, porque inédita, o Presidente de Angola foi recebido, quando desembarcou no aeroporto de Adis Abeba, por um grupo de bailarinos da dança tchianda, angolanos, enquanto se escutava uma canção da autoria de um dos mais representativos autores/intérpretes do célebre ritmo do Leste de Angola, Gabriel Tchiema”, lê-se na nota.

A agenda de João Lourenço naquele país é preenchida, sendo que o seu ponto alto acontecerá no Sábado, quando assumir a presidência rotativa da União Africana.

No entanto, os trabalhos começam já esta Sexta-feira, com João Lourenço a participar numa reunião de alto nível do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, onde deverá discursar.

“Entretanto esta Sexta-feira, um dia após a sua chegada à capital etíope, o Presidente da República de Angola começa a cumprir o seu programa de trabalho, participando numa reunião de alto nível do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, convocada expressamente para abordar as críticas situações de segurança do Sudão e do Leste da República Democrática do Congo (RDC)”, aponta o comunicado.

“Está previsto que o Presidente João Lourenço discurse nesse encontro, onde se aguarda a presença de figuras como o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e os Presidentes do Congo Democrático, Félix Antoine Tshisekedi, e do Ruanda, Paul Kagame”, acrescenta ainda a nota.

O dia de Sábado reserva a cerimónia de tomada de posse de João Lourenço como presidente da organização continental.

“A cerimónia em que João Lourenço receberá das mãos do seu antecessor (chefe de Estado da Mauritânia) a batuta simbólica do poder rotativo vai acontecer dia 15 de manhã, na mais aguardada das plenárias previstas para a edição anual – trigésima oitava – da Conferência Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana”, lê-se no comunicado.

Assim, quando regressar a Luanda na próxima Segunda-feira, João Lourenço “será já o novo presidente em exercício da União Africana”.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.