0º C

01 : 51

João Lourenço prepara entrega da liderança da CIRGL a Félix Tshisekedi

Angola vai ceder, no próximo mês, a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) à República Democrática do Congo (RDC), encerrando um ciclo de liderança marcado por intensa diplomacia e esforços de pacificação na África Central. A cerimónia de transferência está agendada para 15 de Novembro, em Kinshasa, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização.

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

O anúncio foi feito esta quinta-feira, em Luanda, após uma audiência entre o Presidente João Lourenço e o enviado especial do seu homólogo congolês, Félix Tshisekedi. O ministro da Integração Regional da RDC, Floribert Anzuluni Isiloketshi, entregou ao Chefe de Estado angolano uma mensagem escrita e um convite oficial para participar na cimeira onde será formalizada a passagem da presidência.

De acordo com nota do Secretariado para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República (CIPRA), o encontro serviu também para avaliar os preparativos do evento e o estado da cooperação entre os países-membros da CIRGL, com destaque para a acção conjunta de Angola e da RDC na promoção da paz e da estabilidade regional.

À saída da audiência, o ministro congolês elogiou a liderança de João Lourenço à frente da organização, sublinhando a “coordenação exemplar” entre Luanda e Kinshasa na condução dos dossiês de segurança e diplomacia. Garantiu ainda que o seu país pretende dar continuidade ao trabalho de Angola, apostando no diálogo e nas soluções pacíficas para encerrar o ciclo de instabilidade que persiste em partes da região.

A CIRGL é uma organização intergovernamental que reúne 12 países africanos, comprometidos com a segurança, a cooperação política e o desenvolvimento económico sustentável na região dos Grandes Lagos.