0º C

14 : 11

João Lourenço reúne com Comissão Interministerial de Combate à Cólera para ponto de situação sobre doença

Um ponto de situação sobre o surto de cólera no país foi feito, esta Segunda-feira, ao Presidente da República, durante uma reunião que João Lourenço manteve com os integrantes da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, que é coordenada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Registro autoral da fotografia

Há 16 horas
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado da Presidência da República, a reunião, que decorreu na tarde desta Segunda-feira, no Palácio da Cidade Alta, serviu para fazer um ponto de situação, bem como tentar chegar a respostas rápidas para colmatar a doença.

“A reunião teve como finalidade fazer o ponto da situação no terreno, avaliar o modus operandi na contenção do surto (que tem casos registados nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo) e encontrar formas rápidas de actuação, ultrapassando eventuais constrangimentos”, lê-se na nota.

Na ocasião, o Presidente da República deixou orientações para se colocar um travão na expansão da cólera.

“O chefe de Estado transmitiu orientações precisas para pronta execução, tendo em atenção a necessidade de se travar quanto antes o risco de expansão da doença para outras regiões, mobilizando-se os recursos apropriados e na dimensão que a situação exigir, sejam eles de que natureza for (financeiros, humanos, em equipamentos, etc)”, refere ainda o comunicado.

Recorde-se que, esta Segunda-feira, a ministra da Saúde anunciou a instalação de postos de reidratação e centros de tratamento da cólera nos bairros mais afectos pela doença.

Até ao momento, o país regista um total de 18 mortes, com 224 casos de cólera notificados.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.