0º C

12 : 08

Marrocos dá início às obras da linha de alta velocidade Kenitra-Marrakech

O Rei Mohammed VI iniciou, na quinta-feira, 24 de abril, na estação ferroviária de Rabat-Agdal, as obras de construção da Linha de Alta Velocidade (LSV) Kenitra-Marrakech, com aproximadamente 430 quilômetros de extensão.

Registro autoral da fotografia

Há 15 horas
2 minutos de leitura

O projecto da linha ferroviária de alta velocidade Kenitra-Marrakech faz parte das orientações estratégicas do Reino em termos de desenvolvimento sustentável, em particular a promoção de soluções de mobilidade colectiva com baixa taxa de carbono. Este projecto estruturante faz parte de um programa ambicioso que envolve também a aquisição de 168 comboios destinados à renovação da frota existente da Agência Nacional de Ferrovias (ONCF) e o apoio a projectos de desenvolvimento, permitindo, nomeadamente, o desenvolvimento de 3 redes de transporte metropolitano nas áreas urbanas de Casablanca, Rabat e Marraquexe.

O projecto da linha ferroviária de alta velocidade Kenitra-Marrakech envolve a criação de uma linha ferroviária de alta velocidade ligando as cidades de Rabat, Casablanca e Marrakech, servindo os aeroportos de Rabat e Casablanca.

O projecto ferroviário de alta velocidade Kenitra-Marrakech inclui o projecto e a construção de uma nova linha Kenitra-Marrakech projectada para uma velocidade de 350 km/h, o desenvolvimento das áreas terminais de Rabat, Casablanca e Marrakech, e a construção de novas estações ferroviárias de alta velocidade e estações de comboio locais. Este grande projecto de investimento e modernização da rede ferroviária foi realizado com especial referência à expertise de empresas internacionais, incluindo a francesa Alstom, a espanhola CAF e a sul-coreana Hyundai Rotem.

PONTUAL, fonte credível de informação.