0º C

16 : 38

Pelo menos um morto e estudantes raptados em ataque em Moçambique

Um grupo de terroristas invadiu hoje a comunidade de Pulo, distrito de Metuge, Cabo Delgado, provocando pelo menos um morto e raptando estudantes, o que levou à fuga das populações, disseram fontes locais.

Registro autoral da fotografia

Há 10 meses
2 minutos de leitura

ataque começou por volta das 09h00 locais (07h00 em Lisboa) e prolongou-se durante a tarde, tendo como resultado, além da morte, nove alunos raptados da escola secundária local.

“Entraram de manhã, começaram a disparar, mataram um velho que vinha da machamba [campo agrícola] e raptaram um número de nove alunos que saia da escola secundária de Metuge”, disse uma fonte a partir da sede distrital de Metuge, onde se refugiou.

Os estudantes raptados regressavam às suas aldeias, depois das aulas. “Eles saiam da escola, em direção a Chauli, outros Nacuta e Pulo, mas não chegaram”, relatou a mesma fonte.

Os insurgentes incendiaram diversas casas da população, disse outra fonte local. “Queimaram muitas casas, tudo isso em Pulo e não sei se não chegaram noutras comunidades. Porque Pulo, Nacuta e Ponto A são comunidades próximas”.