0º C

02 : 32

Morreu a empresária Auria Machado, conhecida como ‘Rainha dos Porcos’

Morreu, este Domingo, a empresária Auria Machado, mais conhecida como ‘Rainha dos Porcos’, depois de se ter sentido mal num avião. Manuel Homem, ministro do Interior, foi uma das figuras que reagiu à sua morte, lamentando esta perda “tão dolorosa e irreparável”.

Registro autoral da fotografia

Há 4 horas
2 minutos de leitura

De acordo com relatos citados pela Platinaline, depois da indisposição no avião que se destinava à capital portuguesa (Lisboa), a angolana foi levada com urgência para o hospital, mas já não apresentava sinais de vida.

Recorrendo à sua página de Facebook, o ministro do Interior, Manuel Homem, lamentou a morte da empresária.

“Que perda tão dolorosa e irreparável, a de Auria Machado, carinhosamente tratada como Rainha dos Porcos”, escreveu.

“Não a conheci pessoalmente, mas acompanhei pelas informações públicas e de pessoas próximas e sempre admirei a sua força e o caminho que vinha a construir. Era jovem, empreendedora e cheia de futuro. Choramos a partida de alguém que nos dava orgulho e esperança”, acrescentou o ministro, na publicação.

Manuel Homem termina endereçando os “mais sentidos pêsames à família e aos amigos”.

Auria Machado era casada e tinha três filhos. Com formação em Gestão de Empresas, Marketing e Nutrição Animal, a angolana vingou no universo empresarial, ao ser empresária no ramo da suinicultura.

Era a proprietária da Fazenda Auria Machado – situada no Huambo e que é vocacionada à criação de porcos e produção de carne e derivados – e do restaurante Rei dos Porcos, tendo lançado, em Março deste ano, o livro ‘A Rainha dos Porcos’, que dá a conhecer a história desta empresária que deixou o conforto da cidade e apostou no sector agro-pecuário, tornando-se na ‘Rainha dos Porcos’.

C/VA