0º C

20 : 45

National Geographic promove workshop para jovens angolanos amantes de fotografia

A National Geographic, através do seu projecto Photo Camp, vai realizar, pela primeira vez em Angola, um workshop de fotografia para jovens angolanos amantes desta arte. A decorrer de 9 a 13 de Novembro, este workhop terá lugar em Cabo Ledo (Luanda) e vai contar com a participação de 20 jovens estudantes do ensino superior das províncias de Luanda, Bié, Moxico e Cuando Cubango.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

A actividade, segundo um comunicado remetido ao VerAngola, é organizada em parceria com a Fundação Lisima, “responsável pela implementação do Projecto de Vida Selvagem do Okavango da National Geographic em Angola” e vai permitir aos jovens aprenderem técnicas de fotografia com profissionais da National Geographic, bem como fotógrafos locais.

“No total, participarão do workshop 20 jovens estudantes do ensino superior de quatro províncias, nomeadamente Luanda, Bié, Moxico e Cuando Cubango, dos quais alguns foram seleccionados em instituições parceiras da Fundação Lisima”, aponta a nota.

Assim, para esta primeira edição no país, foram escolhidos jovens com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos que “têm interesse em fotografia, mas sem oportunidade de adquirir uma câmara profissional ou de aprender a aprofundar conhecimentos na área”.

“O grupo é composto por rapazes e raparigas das cidades de Luanda, Luena, Kuito e Menongue”, que vão aprender “técnicas de fotografia com os exploradores da National Geographic Jahawi Bertolli, Federico Pardo, Kerllen Costa e Mauro Sérgio”, cujos os dois últimos são angolanos.

Além disso, os participantes também vão ser acompanhados pelos fotógrafos locais Paula Agostinho, Tucunaré Lopez, Vandilson Almeida, Paulo Perestrelo e pela poetisa e escritora Elizangela Rita.

“Eles conduzirão tarefas de fotografia, incentivando os jovens a explorar o ambiente ao seu redor e a expressar suas próprias vozes”, lê-se na nota.

Assim, este workshop de fotografia em Cabo Ledo “é uma oportunidade para os jovens angolanos aprimorarem as suas habilidades e ampliarem as suas perspectivas, fortalecendo a voz da juventude na narrativa fotográfica global”.

A principal missão do National Geographic Photo Camp é “inspirar a próxima geração de contadores de histórias, permitindo que eles analisem as suas ideias e vejam o poder das suas vozes por meio da fotografia e da escrita”, sendo que as apresentações e exibições públicas deste projecto “mostram as perspectivas globais dos jovens sobre questões importantes para a sociedade”.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.