0º C

08 : 53

Novo mediador do conflito na RDC vai-se reunir com João Lourenço em Luanda

Faure Essozimna Gnassingbé, presidente do Togo e novo mediador para o conflito na República Democrática do Congo (RDC), chega ao país esta Quarta-feira, onde se vai reunir com o Presidente da República, João Lourenço.

Registro autoral da fotografia

Há 4 dias
2 minutos de leitura

A Presidência da República, em comunicado, diz que esta visita decorre no âmbito do processo de paz na RDC.

“O Presidente da República do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, designado recentemente pela União Africana como mediador para o conflito no Leste da República Democrática do Congo, chega amanhã [Quarta-feira] a Luanda para uma visita de trabalho, no quadro do referido processo”, lê-se na nota.

Em Luanda, Gnassingbé vai manter uma reunião com João Lourenço.

“Na capital angolana, o estadista togolês vai reunir-se com o Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço”, aponta a presidência.

Recorde-se que, no início deste mês, o Presidente da República propôs o homólogo do Togo como novo mediador do conflito na RDC, papel até então desempenhado por João Lourenço.

No mês passado, Angola – que assumiu a presidência da União Africana em Fevereiro deste ano – anunciou que renunciava ao seu papel de mediador.

Depois desse anúncio, o chefe de Estado disse que o abandono deste papel de mediador “não é nenhum sinal de inimizade com absolutamente ninguém”.

C/VA