0º C

16 : 13

Paz e segurança nos Grandes Lagos domina encontro entre PR e parlamentares africanos

O Presidente da República, João Lourenço, e uma delegação encabeçada pela presidente da Assembleia Nacional da Zâmbia, Nelly Mutti, mantiveram esta Quarta-feira uma audiência, que serviu para abordar questões relacionadas com a paz e a segurança na região dos Grandes Lagos.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

Assim, segundo um comunicado do CIPRA, no encontro, decorrido em Luanda, foi apresentado ao chefe de Estado o relatório dos parlamentares da região sobre a situação de paz e segurança.

A informação foi avançada por Nelly Mutti, que é a presidente em exercício do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos.

De acordo com a deputada zambiana, citada na nota, “o propósito da audiência foi a apresentação ao Presidente João Lourenço do relatório dos parlamentares da região acerca da situação de paz e segurança, com incidência na região leste da República Democrática do Congo (RDC)”.

“O referido relatório contém várias recomendações que, segundo a parlamentar, representam as melhores vias para enfrentar a crise de segurança na região, sobretudo no leste da RDC”, lê-se no comunicado.

Na ocasião, Mutti acrescentou: “Tendo realizado esta missão, julgamos prudente, como parlamentares, reportar ao Presidente da República de Angola, que também é o Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos”.

Segundo o comunicado, a parlamentar também “defendeu soluções africanas para os desafios enfrentados pela região e pediu a todos os países do continente para actuarem de forma concertada, visando a promoção da paz e da estabilidade, sem recorrer a soluções externas”.

“A única coisa que nos separa são as fronteiras artificiais colocadas pelos colonialistas, o que parece, a meu ver, que respeitamos mais do que outra coisa. Mas nós, como irmãos, estamos condenados a viver em harmonia, a viver em conjunto e em paz”, acrescentou.

Já a Presidência da República, , esclarece que a audiência contou com a participação de dez representantes do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos.

Nelly Mutti esclareceu que o relatório apresentado a João Lourenço “contém a melhor maneira de se alcançar um entendimento na região”.

Refira-se que a delegação está em Luanda no âmbito da 15.ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária da organização.

C/VA