0º C

19 : 56

PR exorta novos magistrados a restaurarem confiança da sociedade na justiça

O Presidente da República, João Lourenço, apelou esta sexta-feira aos magistrados empossados, incluindo o novo presidente do Tribunal Supremo, Norberto Sodré João, para reforçarem a credibilidade da justiça junto da sociedade. A cerimónia marcou também a tomada de posse de juízes conselheiros do Tribunal de Contas, entre os quais Carlos Luís Miguel António, Fernando de Almeida Gomes, João Carlos de Castro Paiva e Evaristo José Solano.

Registro autoral da fotografia

Há 23 horas
2 minutos de leitura

O chefe de Estado sublinhou que toda mudança na direcção de um órgão traz consigo a expectativa de melhoria na qualidade do seu trabalho. “É preciso que se convença a sociedade de que a justiça existe para fazer justiça e que seja, efectivamente, uma justiça justa”, afirmou João Lourenço, salientando a responsabilidade dos magistrados perante o país.

João Lourenço reconheceu que fazer justiça não é tarefa fácil, mas defendeu que é possível cumpri-la rigorosamente com base na lei, garantindo que inocentes não sejam condenados e culpados não escapem a penalizações, sobretudo em casos de crimes graves.

Norberto Sodré João assume o cargo de presidente do Tribunal Supremo em substituição de Joel Leonardo, que renunciou em agosto deste ano por motivos de saúde. Leonardo tinha assumido a presidência em 2019, sucedendo a Rui Ferreira.

O antigo presidente enfrentou acusações de alegados actos de corrupção, incluindo favorecimento a empresas familiares, factos que estão a ser investigados pela Procuradoria-Geral da República.