0º C

03 : 39

Presidência angolana da UA “irá contagiar positivamente os países africanos”

O presidente do Parlamento cabo-verdiano, Austelino Correia, considerou, esta Sexta-feira, que a presidência angolana da União Africana (UA) vai contagiar positivamente os países africanos” e elogiou o Presente da República, João Lourenço pelo seu papel “na promoção da paz em África.

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

Falando em Luanda, após um encontro no Palácio Presidencial, o líder parlamentar cabo-verdiano congratulou o chefe de Estado, que acaba de assumir a presidência da União Africana, pelo papel na promoção da paz e estabilidade em África, sublinhando que Angola contagia positivamente os países africanos.

Austelino Correia manifestou “muita esperança” na presidência de Angola da União Africana, elogiando o Presidente João Lourenço pelo seu papel “na promoção da paz, da sã convivência e da estabilidade política” no continente africano.

“Portanto, nós pensamos que a sua presidência irá contagiar positivamente os países africanos, sobretudo aqueles por onde nós temos sinais de instabilidade política e de conflitos”, realçou o político.

Austelino Correia salientou, por outro lado, que os países do bloco lusófono têm desempenhado um papel importante na promoção da paz, através das organizações regionais e internacionais que integram.

“Posso falar aqui da CPLP (…) temos vindo a exercer um papel muito importante, quer a nível dos chefes de Estado, quer a nível da Assembleia Parlamentar da CPLP, temos debatido questões que têm a ver com a democracia, com a estabilidade, com o Estado de direito democrático, com a dignidade da pessoa humana, portanto, tudo isto tem bem vista a sã convivência, a paz, a tranquilidade e, em última instância, a felicidade dos nossos povos”, afirmou.

Destacou também a União Interparlamentar (UIP), organização que constitui o principal interlocutor parlamentar nas Nações Unidas, de que ambos os países fazem parte e que tem também intervenções na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável.

Angola e Cabo Verde assinaram na Quarta-feira, em Luanda, um programa de cooperação parlamentar com foco no reforço institucional com duração de um ano (2025-2026).

O acordo, rubricado pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Agostinho Pedro de Nery, e pelo seu homólogo cabo-verdiano, Angelino Coelho, visa o reforço institucional através de programas de formação interparlamentares nas áreas do processo legislativo, da modernização parlamentar, da digitalização e da segurança cibernética.

O presidente do Parlamento cabo-verdiano visita pela primeira vez o país, a convite da sua homóloga Carolina Cerqueira.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de iformação.