0º C

03 : 51

Presidente da Assembleia Nacional expressa condolências pela morte de Sam Nujoma

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, enviou nesta segunda-feira, 10 de Fevereiro, uma mensagem de condolências ao presidente do Parlamento da Namíbia, Peter Katiavivi, pela morte de Samuel Daniel Shafiishuna “Sam Nujoma”, primeiro Presidente da República da Namíbia.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Na nota enviada, Carolina Cerqueira descreveu Sam Nujoma, falecido no sábado aos 95 anos, como uma figura incontornável na história da luta anti-apartheid e anti-colonialista. “Foi um revolucionário convicto, um político fiel aos princípios Pan-Africanistas e um defensor intransigente da liberdade e da identidade cultural do seu povo e dos povos africanos”, destacou.

O comunicado sublinha que a morte de Sam Nujoma constitui uma perda irreparável para a Namíbia, que fica privada do seu pai fundador, e para a África Austral, que perde um dos seus mais destacados baluartes na luta pela autodeterminação. Desde a década de 60, com a fundação da SWAPO e o início da luta armada, Nujoma destacou-se como um verdadeiro filho de África, deixando uma marca indelével no processo de integração e progresso da região, enquanto membro fundador da SADC.

Em nome dos deputados da Assembleia Nacional e em seu próprio, a presidente do Parlamento angolano manifestou solidariedade com o povo da Namíbia, a família e os amigos do malogrado, associando-se às vozes que enaltecem o legado de Sam Nujoma na história do continente africano.

PONTUAL, fonte credível de informação.