0º C

02 : 28

Primeira fase de centralidade na Lunda Sul é inaugurada Sábado

Vai ser inaugurada, este Sábado, a primeira fase da centralidade General Txizainga, situada no município de Cassengo, na Lunda Sul. Nesta primeira fase, a ser inaugurada pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, vão ser entregues mais de 200 apartamentos, que vêm minimizar a carência habitacional na referida província.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

Além dos mais de 200 apartamentos, nesta fase vão ser igualmente entregues 12 lojas, entre outros serviços.

“O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, inaugura neste Sábado, a primeira fase da centralidade General Txizainga, no município de Cassengo, província da Lunda Sul. Nesta etapa, serão entregues 212 apartamentos e 12 lojas entre outros serviços, garantindo melhores condições de vida aos futuros moradores, especialmente à juventude da província”, lê-se num comunicado do governo da Lunda Sul.

Depois da cerimónia de inauguração, Carlos Alberto dos Santos vai proceder ao lançamento da pedra para a construção da segunda fase do projecto habitacional, que tem prevista a construção de mais de 1000 apartamentos.

“Após a inauguração, o ministro Carlos Alberto dos Santos, acompanhado pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto, lançará a pedra fundamental para a construção da segunda fase do projecto. Esta nova etapa prevê a construção de 1400 apartamentos de diversas tipologias e visa atender à crescente demanda por moradias na região, especialmente entre os jovens, bem como contribuir na redução do déficit habitacional e o fortalecimento da economia local”, refere o comunicado.

Os 212 apartamentos, finalizados nesta primeira etapa, são do tipo T3, para acomodar mais de 1000 moradores no projecto habitacional, escreve a Angop, que refere ainda que as obras arrancaram em 2017, com um investimento superior a 33 milhões de dólares.

A inauguração desta fase da centralidade é aguardada com expectativa entre os cidadãos.

É, por exemplo, o caso de Jorge Neto, professor, que contou que está à espera que o concurso de adesão às habitações abra, uma vez que reside numa casa arrendada e quer proporcionar melhores condições de vida à sua família. “Espero que neste processo haja lisura, para evitar confusões”, acrescentou, citado pela Angop.

Enquanto Manuel Guerra, motorista, referiu que a centralidade, esperada há muito pelos cidadãos locais, irá ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitos residentes.

Antes do dia da inauguração, as equipas técnicas estão a ultimar os pormenores para tudo esteja operacional. “Nesta Sexta-feira, equipas técnicas realizam os últimos ensaios nos sistemas de abastecimento de água, fornecimento de energia, funcionamento dos elevadores e posicionamento de equipamentos. A iniciativa faz parte dos preparativos para o lançamento da segunda fase da centralidade General Txizainga, que visa ampliar a oferta habitacional na província”, refere a nota do governo da Lunda Sul.

Os testes, adianta o comunicado, “garantem que todas as infra-estruturas estejam operacionais e prontas para receber os novos moradores, reforçando o compromisso do Executivo com o desenvolvimento urbano cuja sua inauguração faz parte das comemorações dos 50 anos da independência nacional e responde às solicitações feitas pelo governo provincial ao Presidente da República durante sua última visita à província em 2024”.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.