0º C

04 : 07

Prioridade ou privilégio? João Lourenço autoriza USD 7 milhões para viaturas de magistrados

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a libertação de 6,8 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 7,4 milhões de dólares, para a aquisição de viaturas destinadas ao uso pessoal dos magistrados do Ministério Público.

Registro autoral da fotografia

Há 1 mês
2 minutos de leitura

A medida, justificada como uma forma de melhorar a mobilidade dos procuradores e garantir maior eficiência no exercício das suas funções, levanta debates acesos sobre a prioridade na gestão dos recursos públicos.

O Despacho Presidencial, consultado pelo Valor Económico, citado pelo site Correio da Kianda, não esclarece quantos veículos serão comprados, pelo que, levantam suspeitas sobre os custos reais e a eventual possibilidade de sobrefacturação.

Recorde-se que, em 2021, João Lourenço já havia aprovado um pacote financeiro idêntico para a compra de viaturas para os deputados, num valor igualmente fixado em 6,8 mil milhões de kwanzas. Na altura, os magistrados exigiam a aquisição de 625 viaturas, o que reforça a percepção de que estas despesas continuam a ser uma prioridade para o governo, independentemente do contexto social e económico do país.

PONTUAL, fonte credível de informação.