0º C

03 : 08

Quirguistão considera Angola um dos amigos mais próximos e elogia desenvolvimento do país

O Quirguistão considera Angola “um dos amigos mais próximos e dos melhores” que tem em África, apontou Edil Baisalov, enviado especial do Presidente da República do Quirguistão, que também elogiou Angola por “trilhar os caminhos para o desenvolvimento, com base na justiça e solidariedade”.

Registro autoral da fotografia

Há 4 semanas
2 minutos de leitura

As considerações foram tecidas esta Sexta-feira, após João Lourenço e Edil Baisalov terem mantido um encontro em Luanda.

Em declarações à imprensa, o também vice-primeiro-ministro do Quirguistão referiu ter manifestado a João Lourenço a “intenção do seu país identificar áreas de interesse mútuo para programas de cooperação”.

Nesse sentido, segundo um comunicado do CIPRA a que o VerAngola teve acesso, a audiência serviu para os dois países abordarem as “possibilidades de cooperação nos fóruns multilaterais, principalmente ao nível das Nações Unidas, a fim de contribuir para o processo de reforma desta organização internacional”.

Segundo Baisalov, o seu país considera Angola “um dos amigos mais próximos e dos melhores” que tem no continente africano.

Citado no comunicado do CIPRA, o enviado especial do Presidente Sadyr Nurgozhoevich Japarov (Presidente do Quiguistão) referiu que a audiência “serviu para recordar os laços históricos entre os dois países”, bem como expressar a satisfação de ver Angola “a trilhar os caminhos para o desenvolvimento, com base na justiça e solidariedade”.

“Ao olhar para a nossa história me fez lembrar da minha infância e hoje, portanto, fico feliz de poder ver Angola um país estável e país de sucesso”, disse.

Além disso, o responsável do Quirguistão também transmitiu a João Lourenço “as felicitações do Governo do seu país pela recente eleição como Presidente em exercício da União Africana”, aponta a nota.

Recorde-se que João Lourenço assumiu, no passado dia 15 de Fevereiro, a presidência rotativa da União Africana.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.