0º C

19 : 35

Rei de Marrocos inaugura Complexo Hospitalar Universitário Internacional em Rabat e orienta construção de outro em Agadir

O Rei Mohammed VI de Marrocos inaugurou o Complexo Hospitalar Universitário Internacional Mohammed VI, em Rabat, na segunda-feira, 3 de outubro, uma instalação de padrão internacional. No mesmo dia, o Rei também deu instruções para o comissionamento do Centro Hospitalar Universitário (CHU) Mohammed VI, em Agadir.

Registro autoral da fotografia

Há 4 horas
2 minutos de leitura

Equipado com 867 leitos, salas de cirurgia digitais, unidades de terapia intensiva e equipamentos robóticos de última geração, o CHU de Agadir coloca a medicina de ponta ao alcance dos cidadãos do sul. Comparado ao Hospital Universitário Internacional Mohammed VI em Rabat, construído pela Fundação Mohammed VI para Ciências da Saúde, este complexo incorpora a visão do Rei, ilustrando sua ambição de fornecer a todos os cidadãos marroquinos acesso equitativo a serviços de saúde de última geração.

Construído em um terreno de 280.000 m², o complexo compreende duas entidades: o Hospital Universitário Internacional Mohammed VI de Rabat (190.000 m²) e a Universidade de Ciências da Saúde Mohammed VI de Rabat (90.000 m²).

Com capacidade inicial de 600 leitos, expansível para 1.000, o Hospital Universitário Internacional Mohammed VI de Rabat reúne mais de 30 centros de excelência nas áreas médica, cirúrgica e técnica, abrangendo especialidades como cirurgia robótica, neurocirurgia, cardiologia intervencionista, oncologia, radioterapia e diagnóstico por imagem avançado. Este hospital possui, entre outras instalações, 24 salas cirúrgicas de última geração, 19 das quais concentradas em um bloco cirúrgico integrado, com área total de 3.400 m², incluindo salas híbridas e robóticas, além de 143 leitos dedicados a cuidados intensivos, incluindo 30 incubadoras de reanimação neonatal.

A instituição também é um importante centro de aprendizagem para os alunos da Universidade de Ciências e Saúde Mohammed VI. De facto, a Universidade possui 15 anfiteatros com capacidade total para 4.000 lugares, 72 salas de aula e 217 salas de aula práticas e de tutoria. Com capacidade para acomodar até 8.000 alunos, este complexo educacional compreende diversas faculdades e escolas: Faculdade de Medicina Mohammed VI – Rabat, Faculdade de Odontologia Mohammed VI, Faculdade de Farmácia Mohammed VI, Escola de Medicina Veterinária Mohammed VI, Escola Superior de Engenharia em Ciências da Saúde Mohammed VI e Faculdade de Enfermagem e Profissões da Saúde Mohammed VI.

 Este Complexo Hospitalar Universitário Internacional Mohammed VI em Rabat possui certificação HQE (Alta Qualidade Ambiental) no nível “excepcional”. Está equipado com 8.800 m² de painéis fotovoltaicos, que cobrem mais de 10% de suas necessidades energéticas e permitem uma redução de 40% em suas emissões de carbono. Assim, este projecto emblemático reflecte a visão real de um sistema de saúde moderno, integrado e solidário, colocando o cidadão no centro das políticas públicas e da segurança sanitária nacional.