0º C

17 : 16

Revista britânica destaca políticos nacionais. João Lourenço e Diamantino Azevedo nomeados a Personalidade do Ano

A revista britânica ‘African Leadership Magazine’ nomeou o Presidente da República, João Lourenço, e o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, a ‘Personalidade do Ano’ nas categorias de paz e segurança em África e ministro do ano, respectivamente. As votações já estão abertas e decorrem online até à próxima semana.

Registro autoral da fotografia

Há 2 semanas
2 minutos de leitura

De acordo com a página de votações, João Lourenço é um dos nomeados para a categoria ‘Africa Peace & Security Leader of The Year’.

O chefe de Estado está a disputar este título com Salva Kiir Mayardit, presidente do Sudão do Sul; Birhanu Jula, chefe do Estado-Maior da Força de Defesa Nacional Etíope e com Rudzani Maphwanya, chefe da Força de Defesa Nacional sul-africana.

Para já, o Presidente da República está em segundo lugar na votação, somando 22,09 por cento votos. A categoria é, neste momento, liderada por Rudzani Maphwanya, com 51,16 por cento dos votos.

Já Diamantino Azevedo está nomeado na categoria ‘African Government Minister of the Year’.

Citada num comunicado do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a que o VerAngola teve acesso, a revista esclarece que Diamantino Azevedo “foi nomeado por uma ampla e engajada secção transversal de leitores, partes interessadas e seguidores, que responderam entusiasticamente ao pedido para nomeações compartilhadas através de extensas redes de media digital”.

Segundo a revista, citada na nota da tutela, a nomeação do titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, vem reconhecer a “sua excepcional liderança e realizações como ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola, visto que sob a sua gestão, Angola tem experimentado um crescimento significativo no seu sector de petróleo e gás, com a produção upstream projectada para aumentar em 15 por cento entre 2022 e 2027”.

As suas iniciativas estratégicas, acrescenta a revista, “têm atraído investimentos estrangeiros substanciais, posicionando Angola como um destino privilegiado para a exploração a montante”.

Na sua categoria, Diamantino Azevedo disputa o prémio com outros três nomeados: Hajiya Imaan Suleiman-Ibrahim, ministra de Estado para os Assuntos Políticos da Nigéria; Jimmy Gasore, ministro das Infra-estruturas do Ruanda, e Ilyas Dawoleh, ministro do Planeamento, Economia e Finanças do Djibouti.

Para já, o ministro conta com 22,41 por cento dos votos. Ilyas Dawoleh é quem lidera a votação nesta categoria (48,28 por cento), enquanto Hajiya Imaan Suleiman-Ibrahim e Jimmy Gasore têm 13,79 e 15,52 por cento, respectivamente.

As votações estão abertas até dia 12 deste mês e os interessados podem votar aqui.

“Os vencedores serão anunciados e formalmente convidados para a 14.ª cerimónia de entrega dos Prémios ‘Governante do Ano da African Leadership Magazine’ para receberem os seus troféus e outros instrumentos de honra em cerimónia agendada para 27 e 28 de Fevereiro de 2025, em Casablanca, Marrocos, sob o tema: ‘Liderança Inclusiva para uma África Interconectada: Novos Paradigmas para Realidades Futuras'”, refere a nota da tutela.

C/VA

PONTUAL, fonte credível de informação.