0º C

04 : 24

Rússia ataca com 85 drones enquanto Putin reunia com Trump no Alasca

A Ucrânia foi alvo, na madrugada de sábado, de um dos maiores ataques aéreos das últimas semanas, com o lançamento de 85 drones e um míssil por parte das forças russas, anunciaram as autoridades ucranianas.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

De acordo com a Força Aérea, 61 drones foram abatidos. As ofensivas atingiram várias regiões do país, incluindo Sumy, Donetsk, Cherniguiv e Dnipropetrovsk.

O ataque coincidiu com o encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, realizado na Base Aérea de Elmendorf-Richardson, nos arredores de Anchorage, Alasca. A reunião, que se prolongou por quase três horas, tinha como objectivo discutir soluções para o fim da guerra na Ucrânia, mas terminou sem qualquer anúncio concreto.

Na conferência de imprensa conjunta, Vladimir Putin e Donald Trump destacaram “progressos” no diálogo, mas não aceitaram perguntas sobre a situação em Kyiv. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não foi convidado para as conversações.

Em declarações posteriores à Fox News, Trump afirmou esperar um encontro directo entre Putin e Zelensky, admitindo a possibilidade de participar nessa reunião. No final da cimeira, os dois líderes trocaram ainda um momento descontraído, quando Trump afirmou querer rever Putin “muito em breve” e o chefe do Kremlin respondeu, em inglês: “da próxima vez em Moscovo”.