0º C

02 : 43

SIC desmantela grupo armado que assaltou residência de padres nos Ramiros

Criminosos armados invadiram residência de padres nos Ramiros e roubaram dinheiro, equipamentos eletrónicos e pertences pessoais. SIC persegue restantes cúmplices em fuga.

Registro autoral da fotografia

Há 6 horas
2 minutos de leitura

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou esta quinta-feira, 23, três homens acusados de integrarem o grupo que assaltou a residência paroquial da Igreja Católica Santo Atanásio, situada no bairro dos Ramiros, em Benfica, província de Luanda.

Os detidos, com idades entre 28 e 29 anos, são suspeitos de pertencer a uma associação criminosa que vinha aterrorizando moradores da zona com assaltos armados a residências, incluindo locais religiosos. Segundo o SIC, o grupo é acusado de Roubo Qualificado e Associação Criminosa.

O assalto à casa paroquial ocorreu na madrugada de 27 de Setembro, quando sete indivíduos, munidos de três armas de fogo, duas pistolas e uma AKM, escalaram o muro do edifício, arrombaram a porta principal e ameaçaram de morte os padres que se encontravam no interior. Sob coação, os criminosos levaram cinco telemóveis, dois computadores portáteis, uma consola PlayStation e cerca de 218 mil kwanzas em dinheiro.

Durante as investigações, o SIC apurou que os mesmos indivíduos estão também implicados noutro roubo, ocorrido dois dias antes, no bairro do Autódromo, onde uma jovem comerciante de 25 anos foi surpreendida durante a madrugada e ficou sem vários bens pessoais.

Na operação de captura, as autoridades apreenderam duas pistolas de marca Jericho, uma motorizada Apollo sem matrícula, bem como diversos telemóveis. O SIC prossegue agora as diligências para localizar e deter os restantes quatro integrantes da quadrilha, ainda em parte incerta.