0º C

07 : 09

Tempestade de gelo deixa mais de um milhão de americanos sem luz e vários voos cancelados nos Estados Unidos

Um milhão de cidadãos, nos Estados Unidos da América, estão privados do fornecimento de electricidade, por conta de uma tempestade de gelo que assola alguns estados daquele país da América central.

Registro autoral da fotografia

Há 2 horas
de leitura

A tempestade, que obrigou o cancelamento de vários voos inter-estaduais e internacionais, está a deixar regiões do país pintadas de branco.

De acordo com a CNN Internacional, esta tempestade de inverno está a deixar um milhão de cidadãos sem corrente eléctrica.

Segundo site PowerOutage.us, os estados do sul, onde o gelo se está a acumular e a causar quedas de partes de árvores para cima da rede eléctrica, danificando-a, são os mais afectados, um problema que está a aumentar por causa do problema no seu fornecimento.

Na lista do site, é possível ver que o estado do Tennessee é o mais afectado, com mais de 330 mil clientes sem energia. Segue-se o Mississípi, com mais de 160 mil, Louisiana com mais de 135 mil e o Texas com cerca de 90 mil.

Ainda de acordo com a CNN Internacional, mais de 17 mil voos foram cancelados desde sábado, à medida que esta tempestade se aproxima da costa Leste dos EUA.

Portugal afectado pelas consequências

De acordo com o balanço feito pela Lusa, com base na informação disponível no ‘site’ ANA Aeroportos, entre as 10h40 e as 23h55 de ontem foram o cancelamento de oito voos com partida no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, dos quais um para Filadélfia, um para Nova Iorque (Aeroporto Internacional John F. Kennedy), um para Washington, um para Newark e outro para Boston.

Com partida e, Lisboa, no período analisado, foram ainda cancelados de três voos com destino ao Canadá, dos quais dois para Toronto e um para Montreal.

Já no aeroporto de Ponta Delgada, nos Açores, um voo com destino a Boston para esta tarde foi cancelado, não havendo chegadas previstas no período analisado provenientes dos EUA ou do Canadá.

De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ da ANA Aeroportos, até às 00h00 desta segunda-feira não havia voos previstos até ao final do dia de hoje com partida ou destino no aeroporto de Faro e do aeroporto do Funchal de e para os EUA ou Canadá.

A tempestade, descrita pelo National Weather Service, Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA [NWS] como “invulgarmente extensa e de longa duração”, é provocada pela chegada de uma massa de ar ártico proveniente do Canadá.

A chegada desta tempestade não era inesperada, tendo já sido pedido para que se evitem deslocações desnecessárias e também tomadas algumas medidas para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

Os investigadores notam que as perturbações no vórtice polar são mais frequentes há 20 anos, o que pode dever-se ao aquecimento rápido do Ártico, embora sublinhem a necessidade de mais dados para estabelecer uma ligação firme.