0º C

12 : 32

Tshisekedi integra figuras da oposição no Governo da RDC

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, procedeu a uma remodelação parcial do Executivo, nomeando, pela primeira vez no atual mandato, dois políticos da oposição para cargos de relevo.

Registro autoral da fotografia

Há 14 horas
2 minutos de leitura

Entre as mudanças anunciadas esta sexta-feira, destaca-se a entrada de Adolphe Muzito, antigo primeiro-ministro, para o cargo de vice-primeiro-ministro, acumulando a pasta do Orçamento. Também Floribert Anzuluni, líder de um pequeno partido opositor, passa a chefiar a Integração Regional.

A reformulação, que sucede a “consultas políticas” realizadas desde o início do ano, envolveu igualmente permutas internas no seio do Executivo. Eve Bazaiba transita do Ministério do Ambiente para Assuntos Sociais, enquanto Aimé Boji deixa o Orçamento para assumir a Indústria. Judith Suminwa mantém-se como primeira-ministra.

Segundo analistas, o reajuste poderá refletir uma estratégia de Tshisekedi para ampliar a base de apoio político e reforçar consensos em torno da sua liderança. As próximas eleições presidenciais na RDC estão agendadas para 2028.