0º C

15 : 34

Uíge: Autoridades travam venda de peixe deteriorado e detêm jovem comerciante

As autoridades no Uíge apreenderam 189 caixas de peixe congelado em avançado estado de deterioração, que estavam prestes a ser vendidas no mercado do Beco, numa operação desencadeada após várias denúncias de consumidores alarmados.

Registro autoral da fotografia

Há 5 horas
2 minutos de leitura

A mercadoria, composta por diferentes espécies, encontrava-se armazenada numa câmara frigorífica daquele mercado, onde, segundo relatos, era colocada à venda apesar das más condições de conservação.

Fontes da Rádio Correio da Kianda indicam que a intervenção ocorreu no fim-de-semana, depois de sucessivas queixas que apontavam uma jovem de 24 anos como responsável pela comercialização do peixe impróprio para consumo humano.

O Serviço de Investigação Criminal do Uíge confirmou que a suspeita foi detida em flagrante delito, no momento em que tentava prosseguir com a venda do produto deteriorado.

As autoridades referem que a actuação da comerciante representa um risco grave para a saúde pública, motivo pelo qual a operação foi considerada “urgente e necessária”.

A detida será agora apresentada ao juiz de garantias e enfrentará acusações por adulteração de substância alimentar, crime punido pela legislação angolana.