0º C

10 : 57

Timor-Leste prepara anúncio das prioridades da presidência da CPLP

Timor-Leste vai revelar nas próximas semanas as linhas mestras e o plano de actividades da sua presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.

Registro autoral da fotografia

Há 21 horas
2 minutos de leitura

A indicação foi avançada após um encontro com o Presidente da República, José Ramos-Horta, no Palácio da Presidência, onde ficou decidido recomendar ao ministro dos Negócios Estrangeiros a apresentação pública das prioridades que irão orientar a liderança timorense da organização.

Segundo Xanana Gusmão, o chefe da diplomacia, Bendito Freitas, já apresentou ao Conselho de Ministros um esboço das iniciativas previstas, abrindo caminho para a definição formal da agenda política e estratégica da presidência.

Timor-Leste assumiu a liderança da CPLP em Dezembro, após a retirada da presidência à Guiné-Bissau, na sequência do golpe de Estado ocorrido em Novembro, que derrubou Umaro Sissoco Embaló e interrompeu o processo eleitoral, impedindo a divulgação dos resultados das eleições gerais.

O primeiro-ministro revelou ainda que José Ramos-Horta defendeu a retoma do tema aprovado na cimeira de Julho, em Bissau, dedicado à soberania alimentar como eixo central para o desenvolvimento sustentável no espaço da CPLP.

Integram actualmente a organização Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Brasil, mantendo-se a Guiné-Bissau suspensa na sequência da crise política.