0º C

03 : 18

UNITA quer quebrar monopólio do Governo sobre a imprensa e promete «batalha» no parlamento

A UNITA promete levar ao Parlamento uma proposta de alteração do pacote legislativo da Comunicação Social, denunciando o que considera ser o controlo absoluto do Governo sobre os órgãos de imprensa.

Registro autoral da fotografia

Há 4 semanas
2 minutos de leitura

O presidente do Grupo Parlamentar do “Galo Negro”, Liberty Chiyaka, fez o anúncio durante um comício de massas na província do Moxico, onde garantiu que a revisão das leis da comunicação será uma das 11 iniciativas que o partido pretende apresentar na Assembleia Nacional. Para a UNITA, é inaceitável que a imprensa continue refém do partido no poder, funcionando como um instrumento de propaganda em vez de servir a população com informação isenta e plural.

Já o presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, não poupou críticas ao Executivo. Após um encontro com o Governador Provincial do Moxico, expressou indignação pelo facto de, passados 50 anos de independência, o Governo continuar a negligenciar as necessidades básicas das comunidades.

“É tempo de mudar a governação e adoptar uma visão estratégica voltada para o verdadeiro desenvolvimento do país. Não podemos continuar reféns de políticas que mantêm o povo na pobreza”, disparou Costa Júnior, defendendo o reforço dos agentes económicos e a criação de infra-estruturas para impulsionar o crescimento.

O líder da UNITA voltou ainda a classificar a nova divisão político-administrativa como um “engodo”, acusando o Governo de estar a usar este mecanismo para atrasar deliberadamente a implementação do poder autárquico.

No sábado, 08, Adalberto Costa Júnior reuniu-se com o bispo da Diocese do Luena, Dom Martín Lazarte, no Paço Episcopal do Moxico. Durante a audiência, apresentou a visão do seu partido para o futuro do país e reforçou o compromisso da UNITA em lutar por um sistema mais democrático e inclusivo.

PONTUAL, fonte credível de informação.