0º C

10 : 58

Universidade de elite dos EUA inicia cooperação académica em Angola

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) recebeu esta semana uma delegação de professores e estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos da América, marcando o arranque oficial de um intercâmbio académico de alto nível entre Angola e uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Registro autoral da fotografia

Há 20 horas
2 minutos de leitura

A visita, realizada na passada terça-feira, insere-se no início da implementação dos programas Global Classroom e Global Teaching Labs, que passam a ser desenvolvidos em Angola no âmbito da cooperação internacional no ensino superior.

Durante a estadia, a comitiva do MIT foi recebida pelo presidente do ISPTEC, João Fernando Manuel, e por membros do corpo académico, tendo conhecido o campus universitário e as principais dinâmicas académicas, científicas e de investigação em curso na instituição.

A iniciativa resulta de uma parceria estratégica firmada entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a Sonangol e o MIT, com o objectivo de reforçar a formação e a investigação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com enfoque nos desafios da energia, sustentabilidade e transformação digital.

O intercâmbio decorre do acordo assinado a 13 de Junho de 2025, em Boston, entre o MIT e a Sonangol, tendo o ISPTEC como parceiro académico local, num processo de aproximação institucional promovido pelo MIREMPET para estreitar a ligação entre a academia, a indústria e o Estado.

Esta iniciativa assinala igualmente o arranque do programa MIT África, que envolve, além do ISPTEC, o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Privada de Angola (UPRA), prevendo aulas colaborativas, cursos práticos e actividades laboratoriais com transferência directa de conhecimento e metodologias avançadas.