Vencedores da primeira edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação já são conhecidos
Já se sabe quem são os vencedores da primeira edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação. O nome dos vencedores das oito categorias que faziam parte deste prémio foram revelados na passada Sexta-feira, numa cerimónia realizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional.
Registro autoral da fotografia
Além dos prémios, na cerimónia, decorrida no Centro de Convenções de Talatona, também foram atribuídas menções honrosas. Entre as oito categorias que abarcaram esta primeira edição, consta a categoria ‘Prémio Nacional de Carreira’, cujo primeiro lugar do pódio foi atribuído a Anabela da Graça Alexandre Leitão, professora catedrática da Universidade Agostinho Neto.
Por esta conquista, a professora levou para casa o prémio de 12 milhões de kwanzas, um troféu e um diploma.
Segundo um comunicado do Ministério do Ensino Superior, a que o VerAngola teve acesso, o pódio desta categoria fica completo com Margarete Lopes Teixeira Arrais, médica e chefe do Departamento de Pneumologia do Hospital Militar Principal das Forças Armadas Angolanas, e Humberto Manuel Severim de Morais, professor catedrático da Universidade Agostinho Neto, que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Por esta conquista, a médica arrebatou seis milhões de kwanzas e um diploma e o professor recebeu três milhões de kwanzas e um diploma.
Nesta categoria foram ainda atribuídas menções honrosas a Domingos da Silva Neto, professor associado da Universidade Agostinho Neto, e a Cristina Fernanda Rodrigues, professora associada da Universidade Agostinho Neto.
Já o pódio da categoria ‘Prémio Nacional de Ciência’ foi atribuído a Messias António Bumba, docente da Universidade Gregório Semedo, Humberto Cutesso Matumueni, docente do Instituto Superior do Soyo, e Honória Susso Chipaca Domingos, assistente de investigação do Centro Nacional de Investigação Científica, que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“Além disso, foram atribuídas menções honrosas nesta categoria a Fernando Rogério Manuel Ngio, docente colaborador da Universidade Rainha Njinga a Mbandi, Muer Gonçalves, coordenador da CEDUMED da Universidade Agostinho Neto, Dikumbwa Nlandu, professor catedrático da Universidade Agostinho Neto”, refere a nota.
As premiadas na categoria ‘Prémio Nacional Mulher Cientista’ foram Rosa Helena Lutete Geremias, professora adjunta convidada do Instituto Politécnico de Lisboa (primeira classificada), Silvana Manuel Faria, investigadora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (segunda classificada), e Paulina Gomes Gonçalves, assistente de investigação do Centro Nacional de Investigação Científica (terceira classificada).
Quanto às menções honrosas nesta categoria constam Anabela da Graça Alexandre Leitão, professora catedrática da Universidade Agostinho Neto.
O primeiro classificado na categoria ‘Prémio Nacional de Inovação’ foi Dikuelua da Silva Lombo, estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade de Belas. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos a Andriano da Silva Mateus, docente do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, e a um grupo de três estudantes do curso de Informática da Universidade Agostinho Neto (João Paulo Mateus Manuel, Ana Francisca da Silva Martins e Lela Fiesta Daniel), respectivamente.
“Foram atribuídas menções honrosas nesta categoria para os seguintes grupos, um grupo composto por Marcolino Chissende Kangajo, Abel António, Augusto Gomes e Zera da Costa Campos Nicolau. Outro grupo composto pelos estudantes da Universidade Mangume ya Ndefofayo, Valdemiro Venâncio, Evaristo Sitongua e João Zacarias”, aponta o comunicado.
Já a vencedora do ‘Prémio Nacional de Invenção’ – categoria que não teve menções honrosas atribuídas – foi Deba Mathilde Dia Rodrigues, professora assistente de Língua Francesa da Escola Superior Pedagógica do Bengo, seguida por Yuri Manuel Francisco Agostinho, docente do Instituto Superior de Artes da UNILuanda, UNESPAR, UNPA e UNILICUNGO (segundo lugar) e Agostinho Chitanda Miguel (terceiro lugar).
O ‘Prémio Nacional Jovem Cientista’ teve os seguintes vencedores: Eugénio Salessu Vale Clemente, assistente estagiário da Universidade Agostinho Neto (1.º lugar); Adelino Carlos Handa, assistente estagiário do Instituto Politécnico da Huíla da Universidade Mandume ya Ndemofayo (2.º lugar) e Cruz dos Santos Sebastião, investigador do Centro de Investigação em Saúde de Angola INIS (3.º lugar).
“A menção honrosa desta categoria foi atribuída a Lissandra Simão, licenciado em Engenharia Química, Hermenegildo Cassoada, coordenador de Projectos de TICs e Support Telecom, Luanda, António Julião, docente do Instituto Superior Politécnico Católico de Angola”.
Daniel Ukuessunga Benjamin, docente universitário do Instituto Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos, foi o vencedor da categoria ‘Prémio Nacional Jovem Inovador’. O segundo e terceiro lugares foram conquistados por um grupo composto por três académicos (Luciano Muecália, Svetlana Ndhequete e Armindo Gabriel) e Bernadino do Rosário Bambi, colaborador do ISCED da Huíla, respectivamente.
Já o ‘Prémio Nacional Jovem Inventor’ foi atribuído a Francisco Chilala Marcolino José, estudante do curso de Engenharia Electrónica da Universidade do Namibe (1.º lugar); a um grupo composto por dois jovens, Esperança Nzambi, docente e colaboradora do ITA e da URMN, e Francisco Xavier, docente do Instituto Superior Politécnico do Bengo (2.º lugar); e Isaú Alfredo Bernado Quissindo, docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (3.º lugar).
A cerimónia de premiação – cuja iniciativa teve em vista “reconhecer e valorizar o trabalho de excelência realizado por investigadores, inventores e inovadores no país e no estrangeiro e estrangeiros residentes no país, tanto no activo e como na reforma” – foi aberta pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
“Esta premiação representa um marco histórico no compromisso inabalável do Executivo com o incremento progressivo do investimento na investigação científica, na inovação tecnológica e na valorização do talento criativo dos nossos cidadãos”, disse a ministra, acrescentando: “O Plano de desenvolvimento 2023-2027 é particularmente ambicioso no que respeita ao ensino superior, ao desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, à transferência de tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo, porque almejamos que estes domínios sejam verdadeiros pilares do desenvolvimento sustentável do nosso país”.
“Este desígnio do Executivo expressa-se de forma multifacetada, incluíndo acções em curso a montante do ensino superior, que contribuem para esbater a desigualdade de género na ciência e para o desenvolvimento da ciência, com especial incidência no ensino secundário, tais como, as áreas relacionadas com as ciências, engenharias, tecnologias e matemáticas. A reabilitação e o apetrechamento de laboratórios de física, química e biologia em escolas secundárias das 18 províncias do país, bem como a capacitação de técnicos e docentes nessas escolas para o ensino prático dessas disciplinas”, também foram mencionados ministra.
Na ocasião, a governante, citada na nota, apelou aos jovens que “vejam na ciência, na tecnologia e na inovação uma verdadeira oportunidade para se realizarem profissionalmente e para contribuírem de forma decisiva, para uma Angola mais próspera, mais justa e mais resiliente”.
“Ao premiamos hoje os nossos melhores cientistas, inventores, estamos a enviar uma mensagem inequívoca à sociedade, o talento, a excelência e a determinação serão sempre valorizados e incentivados”, disse ainda.
Além de Maria do Rosário Bragança, o acto foi igualmente testemunhado pelo ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, entre outras entidades.
C/VA
PONTUAL, fonte credível de informação.
Notícias que você também pode gostar
A Polícia Nacional, através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na Huíla, deteve uma mulher de 44 anos acusada de utilizar falsa identidade para enganar cidadãos em busca de emprego e habitação.
Há 4 minutos
A tuberculose continua a ser uma ameaça à saúde pública na província do Cuando Cubango, onde o Hospital Sanatório diagnosticou 1.354 casos positivos de Janeiro até à data atual, de um total de 4.403 testes realizados.
Há 10 minutos
A cidade do Lubango, na província da Huíla, enfrenta uma grave crise de infraestrutura nas vias de acesso aos bairros periféricos.
Há 15 minutos
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, sublinhou, recentemente, o impacto positivo da instituição na gestão eleitoral e no fortalecimento da democracia em Angola. Durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o líder da CNE destacou as conquistas alcançadas em 2024, ressaltando o compromisso da organização com a paz, a estabilidade e os direitos humanos.
Há 22 minutos
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, instou ontem as empresas de construção civil envolvidas no Programa de Emergência a acelerarem a execução das obras nas cidades do Huambo, Caála e na vila do Bailundo. Durante um encontro com responsáveis do setor, o governante reforçou a necessidade de rigor técnico e profissional para resgatar a boa imagem das localidades da província.
Há 13 horas
A partir de 2025, os pastores sem formação em teologia ou que não foram consagrados serão impedidos de exercer actividades religiosas em Cabinda. O alerta foi feito no último sábado pelo secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho da Província.
Há 13 horas
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dedicou o último domingo, 22 de dezembro, a conviver com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas no Lar Dom Bosco, em Luanda. Num gesto de solidariedade e empatia característico desta época festiva, a líder parlamentar interagiu com os menores, partilhando momentos de alegria e atenção.
Há 14 horas
O Tribunal da Comarca do Soyo sentenciou, na última quarta-feira, o cidadão congolês Kapeta Kambay, conhecido como Duble, a três anos e seis meses de prisão efectiva por contrabando de combustíveis. O réu, de 38 anos, foi considerado culpado pelo crime que atinge diretamente a economia nacional, em conformidade com o Código Penal angolano.
Há 2 dias
A Polícia Nacional, através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) na Huíla, deteve uma mulher de 44 anos acusada de utilizar falsa identidade para enganar cidadãos em busca de emprego e habitação.
Há 4 minutos
A tuberculose continua a ser uma ameaça à saúde pública na província do Cuando Cubango, onde o Hospital Sanatório diagnosticou 1.354 casos positivos de Janeiro até à data atual, de um total de 4.403 testes realizados.
Há 10 minutos
A cidade do Lubango, na província da Huíla, enfrenta uma grave crise de infraestrutura nas vias de acesso aos bairros periféricos.
Há 15 minutos
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, sublinhou, recentemente, o impacto positivo da instituição na gestão eleitoral e no fortalecimento da democracia em Angola. Durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o líder da CNE destacou as conquistas alcançadas em 2024, ressaltando o compromisso da organização com a paz, a estabilidade e os direitos humanos.
Há 22 minutos
O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, instou ontem as empresas de construção civil envolvidas no Programa de Emergência a acelerarem a execução das obras nas cidades do Huambo, Caála e na vila do Bailundo. Durante um encontro com responsáveis do setor, o governante reforçou a necessidade de rigor técnico e profissional para resgatar a boa imagem das localidades da província.
Há 13 horas
A partir de 2025, os pastores sem formação em teologia ou que não foram consagrados serão impedidos de exercer actividades religiosas em Cabinda. O alerta foi feito no último sábado pelo secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, durante a 10ª Reunião Ordinária do Conselho da Província.
Há 13 horas
A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, dedicou o último domingo, 22 de dezembro, a conviver com crianças em situação de vulnerabilidade acolhidas no Lar Dom Bosco, em Luanda. Num gesto de solidariedade e empatia característico desta época festiva, a líder parlamentar interagiu com os menores, partilhando momentos de alegria e atenção.
Há 14 horas
O Tribunal da Comarca do Soyo sentenciou, na última quarta-feira, o cidadão congolês Kapeta Kambay, conhecido como Duble, a três anos e seis meses de prisão efectiva por contrabando de combustíveis. O réu, de 38 anos, foi considerado culpado pelo crime que atinge diretamente a economia nacional, em conformidade com o Código Penal angolano.
Há 2 dias