0º C

04 : 25

Zelensky vai a Washington encontrar-se com Trump após cimeira com Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desloca-se esta segunda-feira à capital norte-americana para um encontro com Donald Trump, anunciou o próprio após uma conversa telefónica de cerca de uma hora com o chefe da Casa Branca, realizada no rescaldo da cimeira entre Trump e Vladimir Putin no Alasca.

Registro autoral da fotografia

Há 18 horas
2 minutos de leitura

Zelensky afirmou que pretende discutir em detalhe “formas de pôr fim às mortes e à guerra”, agradecendo ao presidente norte-americano o convite para a reunião. O líder ucraniano sublinhou ainda a necessidade de envolver a Europa em cada etapa do processo, com o objectivo de garantir “segurança fiável” para Kiev.

Será a primeira visita oficial de Zelensky a Washington desde Fevereiro, quando um encontro com Trump terminou em divergências na Sala Oval. Desta vez, a deslocação acontece num contexto marcado pela tentativa de Moscovo regressar ao palco diplomático internacional e pelo debate sobre o futuro das negociações de paz.

Durante o contacto telefónico, anterior à participação de líderes europeus numa chamada conjunta, o presidente ucraniano reiterou o interesse numa reunião trilateral com Trump e Putin, proposta lançada pelo próprio presidente dos Estados Unidos.

“É importante que a força da América tenha impacto na evolução da situação”, declarou Zelensky, acrescentando ter recebido “sinais positivos da parte americana” quanto a novas garantias de segurança para a Ucrânia.