0º C

16 : 58

Acto central do 49.º aniversário da independência nacional vai decorrer em Malanje

A província de Malanje vai acolher o acto central do 49.º aniversário da independência nacional, que se assinala no próximo dia 11 de Novembro. A informação foi avançada por Franco Mufinda, vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, esta Terça-feira, em declarações à margem da terceira reunião ordinária do governo provincial, que contou com a orientação do governador de Malanje, Marcos Nhunga.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do governo provincial de Malanje, o acto central vai realizar-se no Pavilhão Arena Palanca Negra e será marcado pela inauguração de um instituto politécnico, com capacidade para 20 salas de aulas e internato.

“A infra-estrutura será inaugurada no dia 11 de Novembro, em alusão ao 49.º aniversário da independência nacional, cujo acto central será realizado na província de Malanje, no Pavilhão Arena Palanca Negra”, lê-se no comunicado.

Além da inauguração desta infra-estrutura, adianta a nota, no âmbito das comemorações, também será realizada um feira agro-industrial e um espectáculo.

“Além do instituto, o 49.º aniversário da independência nacional, na província de Malanje, será marcado com uma feira agro-industrial, bem como a realização de um espectáculo músico-cultural”, refere o comunicado.

Segundo Franco Mufinda, citado pelo Jornal de Angola, o acto central deverá mobilizar cerca de 3000 pessoas.

Ao empreendimento académico foi dado o nome de José Eduardo dos Santos, como forma de homenagear o antigo Presidente da República, sendo que esta infra-estrutura deverá oferecer cursos técnicos em sectores como construção civil, electricidade, bem como outros desvinculados do Instituto Agrário de Malanje, escreve o Jornal de Angola.

Esta infra-estrutura, segundo o vice-governador provincial, além das 20 salas de aulas, também conta com laboratórios, campo polivalente, etc, sendo que actualmente se encontram em curso esforços para equipar o instituto, tendo mencionado a chegada de 800 carteiras.

Segundo o comunicado do governo provincial, a reunião serviu para analisar o “estado de preparação da efeméride”.

“Durante a sessão, o governador destacou a importância da data para o país e solicitou aos membros do governo e a comissão criada para efeito, maior engajamento de forma a que a data seja comemorada com a importância merecida”, lê-se no comunicado.

Além das festividades dos 49 anos da independência do país, a sessão serviu igualmente para apreciar o “plano de contingência contra a época chuvosa, situação operativa e delituosa na província, onde foram implementadas algumas medidas para contrapor estas situações”, tendo os membros do conselho também sido informados acerca da “atualização da formação de especialização dos médicos de Malanje; plano de asseguramento da quadra festiva; alinhamento sobre o procedimento de validação e tratamento da dívida pública local”, entre outros.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.