0º C

00 : 28

Estado escolhe Cabinda para o acto central dos 65 anos do 4 de Fevereiro

A província de Cabinda vai acolher, na próxima quarta-feira, o acto central das comemorações do 4 de Fevereiro, data que assinala os 65 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional.

Registro autoral da fotografia

Há 3 horas
2 minutos de leitura

A cerimónia decorre sob o lema “Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis” e será orientada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, segundo informação do Ministério da Administração do Território, citada pela Angop.

O programa oficial inclui a deposição de uma coroa de flores em homenagem aos combatentes do 4 de Fevereiro de 1961, num gesto simbólico que evoca o sacrifício dos heróis que abriram o caminho para a independência nacional.

Está igualmente prevista a inauguração de infra-estruturas sociais na província, bem como a realização de um acto político inserido nas celebrações da efeméride, de acordo com a Angop.

Num vídeo divulgado pelo Governo Provincial de Cabinda, sublinha-se que o 4 de Fevereiro de 1961 marcou o momento em que um grupo de heróis rompeu as primeiras amarras do colonialismo, dando início à caminhada que conduziu Angola à independência.

Apesar de o acto central ter lugar em Cabinda, o programa comemorativo estende-se de 1 a 28 deste mês em todo o país e nas missões diplomáticas, com actividades educativas, culturais e desportivas destinadas a exaltar a bravura dos combatentes e a preservar a memória histórica nacional.