0º C

20 : 38

Afrobasket: Mali e Senegal apuram-se para os quartos; Angola fica à espera de adversário

O Mali e o Senegal garantiram esta segunda-feira a presença nos quartos-de-final do Afrobasket, deixando pelo caminho a Guiné e o Sudão do Sul, considerado um dos principais candidatos ao título. Os últimos lugares disponíveis serão decididos hoje, com destaque para o duelo entre Cabo Verde e Tunísia, que determinará o próximo adversário da selecção angolana.

Registro autoral da fotografia

Há 1 semana
2 minutos de leitura

No Pavilhão do Kilamba, o Mali assinou uma vitória histórica diante da Guiné (70-67), regressando à fase a eliminar do torneio após mais de uma década de ausência. Apesar da boa exibição de Alpha Diallo, autor de 31 pontos, os guineenses não conseguiram contrariar o maior acerto defensivo dos malianos. O Mali mede agora forças com a Costa do Marfim nos quartos-de-final, jogo marcado para quarta-feira às 16h00.

Já o Senegal surpreendeu ao eliminar o Sudão do Sul, líder africano do ranking FIBA e 23.º a nível mundial. Numa exibição convincente, os senegaleses impuseram-se por 78-65, com Branco Badio em destaque ao assinar 31 pontos. O conjunto terá pela frente a Nigéria, em partida agendada para quarta-feira às 19h00.

A última vaga para defrontar Angola será definida hoje às 16h00, no confronto entre Cabo Verde e Tunísia. O vencedor enfrentará a selecção nacional na quinta-feira, às 19h00, também no Pavilhão do Kilamba. No mesmo dia, o Egipto defrontará o vencedor do encontro entre Camarões e RD Congo, marcado para esta terça-feira às 19h00.