0º C

20 : 40

Alerta vermelho: VIH/SIDA provoca 13 mil mortes anuais em Angola e mantém 350 mil pessoas infectadas

Angola continua a enfrentar um quadro preocupante no combate ao VIH/SIDA, com cerca de 350 mil pessoas a viver com a doença. Todos os anos, registam-se em média 28 mil novas infecções e 13 mil óbitos relacionados, segundo dados avançados pela Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária (ANASO).

Registro autoral da fotografia

Há 1 dia
2 minutos de leitura

A informação foi tornada pública pelo presidente da ANASO, António Coelho, à saída de uma audiência com a vice-Presidente da República, Esperança da Costa. O responsável alertou que a taxa de prevalência nacional da doença se mantém nos 2%, num universo populacional estimado em 35 milhões de habitantes.

Entre os casos registados, destacam-se aproximadamente 32 mil crianças e 36 mil jovens que vivem com o vírus. Para António Coelho, a limitação dos fundos internacionais destinados ao combate ao VIH representa um desafio acrescido, com impacto directo no acesso a antirretrovirais, testes de diagnóstico, reagentes e preservativos.

Durante o encontro com a vice-Presidente, a ANASO reafirmou a sua disponibilidade em colaborar com o Executivo na coordenação das acções da Comissão Nacional de Luta contra a Sida e Grandes Endemias, sublinhando a importância do reforço comunitário para conter a propagação da doença.