0º C

17 : 07

Ana Dias Lourenço homenageada nos Estados Unidos da América

Ana Dias Lourenço, primeira-dama da República, foi homenageada em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, pela concretização da campanha ‘We Are Equal’ em Angola, bem como pelo seu impacto positivo na sociedade.

Registro autoral da fotografia

Há 3 meses
2 minutos de leitura

Segundo um comunicado do CIPRA, a homenagem teve lugar na conferência ‘Ampliando a mudança por meio da colaboração’, que decorreu à margem da 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que reuniu diversos líderes e personalidades mundiais em Nova Iorque.

Além de Ana Dias Lourenço, “na conferência, também foram homenageadas outras primeiras-damas africanas que implementaram a campanha ‘We Are Equal’, nos respectivos países e alcançaram igualmente um impacto positivo”.

A par deste evento, que contou com a promoção da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento (OAFLAD), a primeira-dama da República também “participou na mesa redonda sobre a alimentação escolar ecológica, organizada pela Fundação Rockefeller”.

Segundo o comunicado, a agenda de Ana Dias Lourenço em Nova Iorque, entre 23 e 25 de Setembro, “culminou com um encontro de cortesia oferecido pela primeira-dama anfitriã, Jill Biden, aproveitado para partilha de conhecimentos e troca de experiências”.

“Nas diferentes ocasiões, Ana Dias Lourenço interveio para dar a conhecer as suas iniciativas implementadas em Angola para o progresso social e económico, nos domínios da protecção das crianças, equidade e igualdade do género”, refere ainda a nota.

Depois da passagem pelos EUA, Ana Dias Lourenço fez uma paragem por Portugal, onde, na passada Sexta-feira, participou no II Fórum de Economistas da Associação Lusófona de Economia (ALECON), decorrido na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Falando na ocasião, Ana Dias Lourenço elogiou a homenagem ao professor Américo Henriques Ramos dos Santos, que recebeu o título honorífico de Economista Emérito, “pela sua relevante contribuição ao desenvolvimento das ciências económicas a nível nacional e internacional”.

Citada num outro comunicado do CIPRA, a que o VerAngola teve acesso, a primeira-dama da República destacou a contribuição do referido professor, “com quem estabeleceu uma relação profissional sólida ao longo de muitos anos de trabalho e cooperação, no exercício da sua função como ministra do Planeamento, de 1999 a 2012, cujo apoio circunscreveu-se à capacitação e reciclagem de quadros angolanos, tendo a notoriedade intelectual daquele profissional se constituído em factor mobilizador e progresso alcançado em matéria de programação e gestão do investimento público”.

Na ocasião, a primeira-dama da República também destacou a “valiosa contribuição” para edificar o Sistema Nacional do Planeamento, tanto do ponto de vista instrumental e metodológico, como do ponto de vista da integração de técnicos capazes da “concepção de gestão do planeamento económico.

“Com o apoio e coordenação técnica do professor Américo Ramos dos Santos, Angola, no período entre 2003 e 2004, concebeu o seu primeiro instrumento de Planeamento Prospectivo Pós-Independência, designado Estratégia de Longo Prazo ‘Angola 2025’, com o qual foi inaugurada uma nova era na história do Planeamento”, lê-se na nota.

Para Ana Dias Lourenço, a elaboração da Estratégica ‘Angola 2025’ espelhou “um período relevante de dois anos de debate sobre as grandes questões económicas e sociais, tendo sido uma constante num país em que o processo de reconstrução, em geral, e, em particular, de reabilitação de infra-estruturas básicas e essenciais à população era a prioridade num contexto económico e social que exigia de todos os angolanos, para além de parcimónia, escolhas públicas orientadas para a maximização da satisfação das necessidades”.

Relativamente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), “face à necessidade que se impunha em termos de alteração do sistema económico e à capacidade técnica requerida, Américo Dos Santos concedeu acções de consultoria no domínio do planeamento económico e sectorial”.

Além de Ana Dias Lourenço, esteve também presente na cerimónia o Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa. Na ocasião, o chefe de Estado português considerou “o momento jubiloso e inesquecível, tendo condecorado o homenageado, pelo seu distinto percurso profissional”.

No fórum, que tem periodicidade bienal, abordaram-se temas ligados ao papel dos agentes económicos na política de cooperação, a União Europeia, entre outros.

VA

PONTUAL, fonte credível de informação.