0º C

02 : 49

Angola: Mais de cinco milhões de metros quadrados livres de minas em 2024

A ONG norte-americana Halo Trust desminou, em 2024, um total de cinco milhões de metros quadrados em cinco províncias de Angola, contribuindo significativamente para a segurança das populações e o desenvolvimento de infraestruturas socioeconómicas. A informação foi avançada na sexta-feira, no Lobito, por Luiana António, responsável pela Área de Comunicação e Imagem da organização.

Registro autoral da fotografia

Há 2 meses
2 minutos de leitura

Zonas críticas e avanços

As operações concentraram-se principalmente nas províncias da Huíla, Cuando, Namibe, Bié, Cubango e Benguela, sendo que o Cuando e o Cubango representam os maiores desafios devido à complexidade das minas encontradas nestas áreas.

Os esforços de desminagem continuam nas regiões mais afetadas pela guerra, como a Huíla, Cuando, Bié e Cubango. Já em Benguela e Namibe, perímetros inteiros estão a ser entregues às autoridades como livres de engenhos explosivos, marcando um importante avanço na reconstrução e segurança destas províncias.

Impacto socioeconómico

Os trabalhos de remoção de minas têm sido essenciais para melhorar a qualidade de vida das populações e permitir a construção de infraestruturas de impacto socioeconómico. Segundo Luiana António, estes esforços estão a abrir caminho para o desenvolvimento em áreas anteriormente inacessíveis devido aos riscos de explosões.

Compromisso com a reconstrução

Os projetos da Halo Trust reafirmam o compromisso contínuo com a desminagem em Angola, um passo fundamental para a recuperação das zonas devastadas pela guerra e para a promoção de um ambiente seguro para todos os angolanos.

PONTUAL, fonte credível de informação.